Assembléia fará acompanhamento especial das eleições 2002

A Assembléia de Minas fará um acompanhamento especial das eleições de 2002, que serão realizadas no dia 6 de outubro....

05/09/2002 - 18:31
 

Assembléia fará acompanhamento especial das eleições 2002

A Assembléia de Minas fará um acompanhamento especial das eleições de 2002, que serão realizadas no dia 6 de outubro. Pela internet e pela TV Assembléia, será possível acompanhar o processo de votação e apuração. Na home page da Assembléia (www.almg.gov.br), estará disponível o programa DivNet, oferecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o envio de boletins em tempo real. A TV Assembléia terá uma programação especial nos dias 5, 6 e 7 de outubro, com reportagens e mesas-redondas sobre as eleições.

Uma equipe de aproximadamente dez profissionais da área de Informática da Alemg vai processar os dados recebidos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e apresentá-los em forma de estatísticas, que serão transmitidas pela TV Assembléia durante os boletins e flashes; e estarão no site da Assembléia. Essas estatísticas vão simular, por exemplo, quais deputados estaduais e federais estariam eleitos em cada momento da apuração, além de divulgar os resultados parciais por região.

Quem desejar ter acesso aos números, tanto do TRE quanto do TSE, vai precisar instalar no computador o programa Divnet, que poderá ser copiado gratuitamente a partir do próprio site da Alemg. Depois de instalado o programa, bastará fazer a conexão com a rede para receber os boletins em tempo real. Os números da apuração também estarão disponíveis nos sites da Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e do jornal "Estado de Minas".

CIDADÃO PODERÁ ACOMPANHAR RESULTADO NA SEDE DA ALEMG

Os resultados parciais e gerais das eleições de 2002 também poderão ser acompanhados na sede da Assembléia de Minas por qualquer cidadão. A programação da TV Assembléia e as estatísticas do TRE e do TSE serão transmitidas em telões no Teatro e na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema. Também na Galeria de Arte será instalada uma central de computadores conectados à internet, onde os cidadãos poderão fazer consultas sobre as apurações desejadas. O acompanhamento poderá ser feito nos dias 6 e 7 de outubro.

TV ASSEMBLÉIA TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A TV Assembléia montou uma programação especial para ser transmitida nos dias 5, 6 e 7 de outubro. De acordo com o gerente-geral da TV, Rodrigo Lucena, no dia 5 serão feitas algumas entrevistas e os programas irão tratar de aspectos dessas eleições. A cobertura será intensificada no dia do pleito (6/10/2002) e no dia seguinte (7), quando serão divulgados boletins e flashes constantes sobre a situação das votações e sobre as apurações das eleições majoritária e proporcionais. Além disso, serão realizadas entrevistas com representante do TRE, com o presidente da Alemg, deputado Antônio Júlio (PMDB); candidatos e outras autoridades.

Sete equipes móveis de reportagens estarão mobilizadas para a cobertura. Essas equipes vão divulgar flashes a partir de seções eleitorais e outros pontos de Belo Horizonte para informar sobre o clima das eleições. Segundo Rodrigo Lucena, a TV também receberá dados de 20 cidades do interior do Estado, que serão enviados pelas rádios com as quais a Alemg mantém uma parceria permanente de divulgação de notícias.

Programação da TV Assembléia

Dia 6 de outubro (data da realização das eleições)

7 horas- abertura- será mostrada a importância das eleições. Será feita entrevista com representante do TRE;

7h30- apresentação do programa "Panorama especial eleições" (ao vivo)- transmissão dos primeiros flashes, com a situação em zonas eleitorais e votações de candidatos;

10 horas- mesa-redonda "A importância do Voto";

11h30- divulgação de boletim e flashes (ao vivo);

12h30- primeira edição do Repórter Assembléia (ao vivo);

13 horas- mesa-redonda "Desafios de governar em tempo de escassez";

14h30- divulgação de boletim e informações sobre as votações no interior do Estado, história dos governadores de Minas;

15h30- mesa-redonda "Perspectivas do Poder Legislativo"

17 horas- divulgação do resultado da pesquisa de boca de urna, balanço do dia de votação, recebimento dos primeiros números oficiais do TRE do TSE, além de acompanhamento da apuração por deputados estaduais.

A partir deste horário, a programação da TV estará concentrada na divulgação dos resultados parciais emitidos pelo TRE e pelo TSE. A transmissão prosseguirá até o recebimento do último resultado do dia.

Dia 7 de outubro (dia seguinte ao do pleito)

7h30- divulgação de boletim com resultados do TRE e TSE;

8 horas- reprise de mesa-redonda;

9h30- divulgação de boletim com resultados do TRE e TSE;

11 horas- mesa-redonda "Nova composição da Assembléia de Minas e a relação com o Poder Executivo";

12h30- primeira edição do Repórter Assembléia;

13h30- transmissão do programa "Mídia no Espelho"- análise da cobertura dos principais veículos de comunicação sobre as eleições de 2002; divulgação de boletim;

14h30- transmissão do programa "Mídia e Poder"; divulgação de boletins;

18h30- exibição de programa da TV Câmara;

19h30- segunda edição do Repórter Assembléia;

20 horas- mesa-redonda sobre os partidos que tiveram deputados eleitos. Também será feita entrevista com o presidente da Alemg, deputado Antônio Júlio (PMDB), sobre o resultado das eleições, análise da nova conjuntura do Legislativo mineiro e um balanço sobre sua administração. Será entrevistado, ainda, um representante do TRE, sobre como transcorreram as eleições desse ano;

22h30- transmissão do programa "Eleições 2002";

24 horas- encerramento da cobertura com um clipe contendo os melhores momentos das eleições.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715