Projetos da área de saúde estão prontos para o Plenário em 2º turno

Em reunião realizada nesta terça-feira (13/8/2002), a Comissão de Saúde opinou pela aprovação de dois projetos de lei...

13/08/2002 - 17:27
 

Projetos da área de saúde estão prontos para o Plenário em 2º turno

Em reunião realizada nesta terça-feira (13/8/2002), a Comissão de Saúde opinou pela aprovação de dois projetos de lei em 2º turno, que seguem agora para discussão e votação em Plenário. O primeiro foi o Projeto de Lei (PL) 1.634/2001, que estabelece diretrizes para criação da Política Estadual de Prevenção e Atenção Integral à Pessoa Portadora de Diabetes. O PL, do deputado José Milton (PL), recebeu parecer pela aprovação na forma do vencido em 1º turno. O relator foi o deputado Rogério Correia (PT).

O segundo projeto, que recebeu parecer pela aprovação em 2º turno, na forma do vencido em 1º turno, foi o 1.434/2001, determinando que o Poder Executivo ofereça gratuitamente o exame de grupo sangüíneo e de fator RH em recém-nascidos, junto com o exame "do pezinho". O autor do projeto é o deputado Doutor Viana (PMDB) e o relator também foi o deputado Rogério Correia.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Cristiano Canêdo (PTB), ressaltou a importância de se classificar o fator RH e o grupo sangüíneo de crianças. "A medida facilita os diagnósticos precoces, como incompatibilidade sangüínea em casos de transfusão, por exemplo. Além disso, hoje, esse exame é caro para a população carente", afirmou.

CÂNCER DE MAMA SERÁ DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Durante a reunião, foi aprovado requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT) solicitando a realização de reunião para ouvir convidados e debater a situação da prevenção e das medidas relativas ao câncer de mama em Minas Gerais. "A doença é uma preocupação mundial. É preciso conscientizar a sociedade da importância do auto-exame, e o poder público precisa discutir e divulgar o assunto", afirmou Carlos Pimenta.

A Comissão discutiu e aprovou, em turno único, parecer favorável ao PL 133/99, que declara de utilidade pública a Policlínica São Sebastião, no município de Santo Antônio do Amparo. O autor é o deputado Ambrósio Pinto (PTB) e o relator foi o deputado Carlos Pimenta. Foram aprovados também requerimentos, entre eles de moção de apoio.

Presenças - Participaram da reunião o presidente da Comissão de Saúde, deputado Cristiano Canêdo (PTB), e os deputados Carlos Pimenta (PDT) e Rogério Correia (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715