Curso de Especialização em Poder Legislativo forma duas turmas

A formatura de duas turmas do Curso de Especialização lato sensu em Poder Legislativo, oferecido pela Escola do Legis...

30/07/2002 - 12:58
 

Curso de Especialização em Poder Legislativo forma duas turmas

A formatura de duas turmas do Curso de Especialização lato sensu em Poder Legislativo, oferecido pela Escola do Legislativo em parceria com o Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas, será nesta sexta-feira (2/8/2002), às 20 horas, no Plenário da Assembléia. Ao todo, são 65 alunos concluindo os dois anos de estudo, que incluíram matérias como "Panorama da Política Brasileira"; "Organização e Processo Legislativo"; "Teoria da Democracia"; e "História do Poder Legislativo".

O curso, oferecido pela Escola desde 1998, já formou cerca de 120 pessoas até hoje. O público-alvo são profissionais que trabalham ou têm algum vínculo com o Poder Legislativo, como assessores, servidores de casas legislativas, jornalistas, agentes políticos municipais e representantes de segmentos organizados da sociedade. Cerca de um terço das vagas é reservado para servidores da Assembléia de Minas.

A grande vantagem de participar do curso, segundo o coordenador pedagógico do programa, Luís Aureliano Gama de Andrade, é a possibilidade de obter conhecimentos sólidos sobre o papel do Legislativo na sociedade atual. "Os setores de classe, organizações não-governamentais e servidores só têm a ganhar, já que, com a democratização, o Legislativo atua como um fórum de deliberação do Estado", afirma.

CONTEÚDO AUXILIA NO TRABALHO LEGISLATIVO

A carga horária do Curso de Especialização em Poder Legislativo é de 360 horas-aula, divididas em 4 módulos, oferecidos em janeiro e em julho, durante o recesso parlamentar, de segunda a sábado, durante todo o dia. Apesar de o ritmo ser intenso, a resposta dos alunos tem sido positiva.

Na opinião de uma das professoras do curso, Laura Frade, que é cientista política e advogada e atua junto ao Legislativo há mais de dez anos, a iniciativa da criação do programa pela Escola do Legislativo e pela PUC Minas é fundamental para o processo democrático. "A qualificação daqueles que atuam no processo político significa a qualificação do próprio processo", afirma Laura. Segundo ela, o curso é enriquecedor porque os alunos são qualificados e participam de discussões de nível avançado.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715