Comissão discute problemas da rede estadual de ensino

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia realizou audiência pública nesta quarta-feira (26/06/2002) para...

26/06/2002 - 19:03
 

Comissão discute problemas da rede estadual de ensino

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia realizou audiência pública nesta quarta-feira (26/06/2002) para discutir a situação do ensino público no Estado. O presidente da Comissão, deputado Paulo Piau (PFL), coordenou o debate, que contou com a participação de professores e representantes de entidades ligadas à melhoria da qualidade do ensino público.

Durante a reunião, o membro do Grupo de Assessoria Tecno-Didática de Minas Gerais (GAM), professor Fernando César Lemos, apresentou à Comissão o projeto "Cidadão Educador". A proposta é que o Estado incentive a implantação de cursos superiores para professores regentes dos níveis R-A3 e R-A4 e também para servidores educadores designados até 2006 pela Secretaria de Educação, como foi feito com o "Projeto Veredas". Professores regentes são os profissionais que lecionam determinadas disciplinas na rede pública sem possuírem formação superior específica, ou tampouco licenciatura.

"O projeto pretende resgatar a cidadania desses professores. Muitos trabalham há décadas no Estado e não tiveram oportunidade de concluir os cursos", explica Fernando César. O deputado Paulo Piau afirmou que a idéia será debatida na Comissão: "Vamos apoiar essa discussão, afinal o treinamento dos professores vai certamente melhorar o ensino das nossas crianças".

A audiência pública contou também com a participação de 70 alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Municipal Pedro Vieira, de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Acompanhados de professores, os estudantes divulgaram o Projeto "Oficina da Cidadania", que desenvolve oficinas de artesanato, reciclagem e educação ambiental com a parceria da iniciativa privada.

A vice-presidente da Câmara Municipal da cidade, vereadora Rannia Tameirão Oliveira, destacou ainda a importância de a Assembléia inserir a sociedade civil nas discussões sobre educação. No final da audiência, os alunos prestaram homenagem ao jornalista Tim Lopes e cantaram o Hino das Escolas Públicas.

Presenças

Participaram da reunião o deputado Paulo Piau (PFL), presidente da Comissão; a vereadora Rannia Tameirão Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa; Mário de Assis, presidente da Federação das Associações de Pais e Alunos de Minas Gerais; Ricardo de Castro, representante da Rotcel Indústria Química.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715