Juiz de Fora discute unificação das atividades de segurança

A unificação da coordenação das ações das polícias vai ser tema de discussão em Juiz de Fora, nesta segunda-feira (24...

21/06/2002 - 16:01
 

Juiz de Fora discute unificação das atividades de segurança

A unificação da coordenação das ações das polícias vai ser tema de discussão em Juiz de Fora, nesta segunda-feira (24/6/2002). Autoridades da Justiça e representantes das Polícias Civil e Militar vão debater esse assunto com os deputados que compõem a Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 87/2002, que cria uma coordenação única para as atividades de segurança pública. O debate acontece a partir das 9 horas na Câmara dos Vereadores, que fica na Rua Halfeld, 955.

A PEC 87 altera o artigo 137 da Constituição do Estado e estabelece que as estratégias de combate à violência sejam traçadas por uma única secretaria com o apoio da Câmara de Gestão de Defesa Social, que contaria com representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública Estadual e Secretaria Adjunta de Justiça e Direitos Humanos.

Para o autor da proposta, deputado Sargento Rodrigues (PDT), a duplicidade de comandos gera desencontros e dificulta a troca de informações e o planejamento das ações das duas polícias. Segundo o deputado, a PEC pretende acabar com a superposição de funções, otimizar os recursos e agilizar as ações de segurança pública.

A proposição está aguardando parecer de 1º turno da Comissão Especial presidida pelo deputado Anderson Adauto (PL). Durante a tramitação, estão acontecendo reuniões nas principais cidades mineiras para debater as prováveis mudanças trazidas pela PEC e pelos demais projetos em tramitação na Assembléia Legislativa relacionados à segurança pública e à violência. Os membros dessa comissão já estiveram em Varginha, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Uberaba, onde o debate despertou grande interesse popular.

Foram convidados para a reunião em Juiz de Fora o presidente da Câmara Municipal, vereador Isauro Calais; o comandante da Polícia Militar, coronel PM Ciro Rodrigues de Oliveira Júnior; o comandante dos Bombeiros, tenente-coronel BM Antônio Miguel Ferreira; o diretor do Fórum de Juiz de Fora, juiz Jorge Franklin Alves Felipe; o promotor Fábio Soares Guimarães Filho; e o delegado regional Cristino Domingos Ribeiro.

Os membros da Comissão Especial da PEC 87 são os deputados Anderson Adauto (PL), Sargento Rodrigues (PDT), Elaine Matozinhos (PSB), Rogério Correia (PT) e Márcio Cunha (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715