Seminário debate questões ambientais de Araçuaí e região

Araçuaí, município localizado nas bacias dos rios Jequitinhonha e Pardo, sediou, nesta quinta-feira (9/5/2002), a oit...

09/05/2002 - 18:41
 

Seminário debate questões ambientais de Araçuaí e região

Araçuaí, município localizado nas bacias dos rios Jequitinhonha e Pardo, sediou, nesta quinta-feira (9/5/2002), a oitava reunião regional do Seminário Legislativo Águas de Minas II, que está sendo realizado desde abril e deve acontecer, ainda, em outras nove cidades de Minas Gerais para identificar e debater soluções para questões das águas no Estado, antes da reunião final em Belo Horizonte. Os temas analisados foram Gestão de Recursos Hídricos, Agência de Bacias e Gerenciamento de Recursos Hídricos. As propostas relativas a esses assuntos foram apresentadas para serem incorporadas ao documento elaborado pelas Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs). As CTIs são formadas por órgãos governamentais e não governamentais que definiram o regulamento, os temas e os palestrantes do Seminário.

Durante a reunião, que contou com 176 participantes de 31 municípios da região do Vale do Jequitinhonha, a prefeita de Araçuaí, Maria do Carmo Ferreira da Silva, apresentou uma análise a respeito das condições ambientais da região. O prefeito de Jenipapo de Minas, Edson Figueiro, apontou problemas ambientais relacionados com a "atuação displicente" do Governo, que, segundo ele, tem incentivado o desmatamento para a realização de obras realizadas sem a observação das questões ambientais. Os participantes sugeriram, também, a criação de agências de bacias dos rios Jequitinhonha e Araçuaí e a ênfase em programas relacionados ao saneamento básico e ao turismo na região.

Um programa de educação ambiental, na região de Araçuaí e municípios adjacentes, foi sugerido pelo deputado Fábio Avelar (PTB), que coordenou a reunião. O programa seria destinado a preparar a população para conviver melhor com a realidade da seca. "A busca da preservação e da qualidade da água equivale à busca da qualidade de vida, num processo que passa pela educação, pela cooperação, pela implantação de políticas públicas e dos instrumentos de gestão das águas", afirmou o parlamentar.

Foram eleitos, no encontro, os delegados que vão participar de grupos de trabalho e da plenária final do Seminário Legislativo, que será realizado na Assembléia, nos dias 1º, 2 e 3 de julho. Também estiveram presentes à reunião os deputados Wanderley Ávila (PPS), Ermano Batista (PSDB), Maria José Haueisen (PT) e Marcelo Gonçalves (PDT).

Outras reuniões do Seminário

O Seminário Legislativo Águas de Minas II já realizou reuniões em Lagoa Santa, Araguari, Uberaba, Capitólio, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete e Teófilo Otoni. As próximas cidades que irão sediar as reuniões do Seminário serão: Patos de Minas, Paracatu, Ipatinga, Governador Valadares, Poços de Caldas, Caratinga, Pirapora, Montes Claros e Juiz de Fora.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715