Assembléia Legislativa homenageia 40 anos da Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, nesta terça-feira (7/5/2002), homenagem da Assembléia L...

08/05/2002 - 17:32
 

Assembléia Legislativa homenageia 40 anos da Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, nesta terça-feira (7/5/2002), homenagem da Assembléia Legislativa de Minas Gerais pelos seus 40 anos de fundação. O deputado Gil Pereira (PPB), autor do requerimento que deu origem à reunião, destacou a importância da universidade para o desenvolvimento e integração da região. "Graças ao ensino superior, o Norte de Minas deixou de ser a terra da seca e do esquecimento, caminhando em direção firme ao progresso e a melhoria da qualidade de vida do seu povo", lembrou.

O reitor da Unimontes, José Geraldo de Freitas Drumond, fez um breve histórico sobre o Estado e a cidade de Montes Claros, destacando a importância de seu povo na construção da história da região. "A existência da Universidade na região contribuiu para o progresso e a melhoria da qualidade de vida das populações de seu entorno. Foram 40 anos de luta e vitórias", afirmou. Ele destacou ainda que a Unimontes é hoje a única universidade existente na macrorregião noroeste de Minas Gerais a oferecer grande variedade de cursos de graduação e pós-graduação. "Hoje, cerca de 90% dos estudantes universitários da região estudam na Unimontes", informou.

Representando o presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB), o deputado Wanderley Ávila (PPS), 2º-secretário da Assembléia, acrescentou a importância das pesquisas realizadas por alunos da universidade envolvendo as comunidades locais. "Hoje, a Unimontes se faz presente não apenas nos cursos que oferece, mas nas pesquisas e nos programas de extensão que desenvolve com a população da região", afirmou. Por fim, o parlamentar enfatizou a qualidade do ensino e a sua contribuição na formação de profissionais responsáveis. "Tenho certeza que a Unimontes servirá de modelo e referência na construção de um País mais solidário", concluiu.

Presenças - Compuseram a mesa da reunião os deputados Wanderley Ávila (PPS) e Gil Pereira (PPB); os secretários de Estado da Ciência e Tecnologia, Antônio Salustiano Machado; da Cultura, Ângelo Oswaldo; e da Saúde, Carlos Patrício; o reitor da Unimontes, José Geraldo de Freitas Drumond; e a vereadora de Montes Claros, Fátima Pereira Macedo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715