Vereadores de Montes Claros e região têm palestra em maio

As políticas públicas municipais e os desafios da globalização, o papel dos vereadores e sua ação fiscalizadora e a n...

30/04/2002 - 17:23
 

Vereadores de Montes Claros e região têm palestra em maio

As políticas públicas municipais e os desafios da globalização, o papel dos vereadores e sua ação fiscalizadora e a nova representação política são temas abordados no ciclo de palestras "O vereador no século XXI - O município e a nova realidade mundial", coordenado pela Escola do Legislativo da Assembléia mineira. Programado para acontecer em sete cidades, o ciclo de palestras vai agora a Montes Claros. O local do evento é o Centro de Convenções/Sala Geraldo Freire (avenida Dr. João Luís de Almeida, nº 40, próximo à Câmara Municipal de Montes Claros). Nos dias 16 e 17 de maio, vereadores dessa cidade e região poderão se informar sobre todos os temas acima. As inscrições podem ser feitas a partir das 8 horas e não há limite de vagas. O curso começa às 9 horas e vai durar todo o dia, tanto na quinta quanto na sexta-feira.

Primeiro curso foi em Timóteo - A realização do ciclo de palestras foi possível graças a convênio assinado entre a Assembléia Legislativa de Minas e a União dos Vereadores de Minas Gerais (Uvemig), no dia 9 de abril. Os eventos no interior têm o apoio do Tribunal de Contas. O primeiro encontro aconteceu nos dias 25 e 26 de abril, em Timóteo, sendo atendidos os vereadores do Rio Doce e região. Participaram da palestra 70 pessoas, sendo 49 vereadores de 18 municípios.

Segundo o presidente da Alemg, deputado Antônio Júlio (PMDB), a Assembléia tem procurado a valorização do vereador, que tem o importante papel de definir ações a serem implementadas pelo Executivo e cujas responsabilidades têm crescido ao longo do tempo. A presidente da Uvemig, Branca Castilho de Souza Cunha, destaca a necessidade de treinamentos para o aperfeiçoamento da atuação parlamentar. Ela lembra que, nas últimas eleições, foi expressiva a renovação das Câmaras Municipais e, por isso, a demanda por informações é crescente. A ida da Escola do Legislativo ao interior é bem-vinda também, acrescenta, em função da dificuldade que os vereadores têm de se deslocarem à Capital. Já o gerente-geral da Escola, Alaôr Messias Marques Júnior, destaca que está sendo implementado um conjunto de iniciativas para o atendimento do público do interior do Estado, oferecendo-se cursos aos vereadores e incentivando as Câmaras a terem seus próprios núcleos de treinamento, à semelhança da Escola do Legislativo.

CONTEÚDO DO CURSO

O curso "O vereador no século XXI - O município e a nova realidade mundial" terá os seguintes painéis:

* Painel 1: "O vereador, um cidadão do mundo - As políticas públicas municipais e os desafios da globalização e da era da informação"

* Painel 2: "O vereador, um legislador para o futuro - O Município e a Câmara Municipal no Estado Democrático de Direito"

* Painel 3: "O vereador, um fiscalizador fiscalizado - A Câmara Municipal e o vereador como agentes e sujeitos de fiscalização"

* Painel 4: "O vereador, um parceiro da sociedade - O exercício ético e legítimo de uma nova representação política"

PRÓXIMOS EVENTOS NO INTERIOR

* Pará de Minas (dias 27 e 28 de junho)

* Pouso Alegre (dias 11 e 12 de julho)

* Uberlândia (dias 22 e 23 de agosto)

* Juiz de Fora (dias 12 e 13 de setembro)

* Belo Horizonte (dias 26 e 27 de setembro)

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715