Definidos debatedores e expositores de Seminário sobre violência

Os nomes dos expositores e debatedores do Seminário Regional "Violência Urbana e Saúde Pública" foram definidos, nest...

29/04/2002 - 19:34
 

Definidos debatedores e expositores de Seminário sobre violência

Os nomes dos expositores e debatedores do Seminário Regional "Violência Urbana e Saúde Pública" foram definidos, nesta segunda-feira (29/4/2002), durante reunião preparatória do evento, realizada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O seminário está sendo promovido pela Alemg, pelo Conselho Nacional de Saúde e pela Comissão de Movimento Urbano da Câmara dos Deputados. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de maio, em Belo Horizonte, e terá coordenação dos deputados Adelmo Carneiro Leão (PT) e Edson Rezende (PT).

O seminário será aberto às 8h30 do dia 20 de maio, com exposição do diagnóstico da violência na região Sudeste, pelas seguintes autoridades: presidentes das Assembléias Legislativas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, deputados Antônio Júlio (PMDB), Walter Feldman, Sérgio Cabral Filho e José Carlos Gratz, respectivamente; além do ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde, Barjas Negri; do presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara Federal, Djalma Paes; presidentes dos Conselhos Estaduais de Saúde de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Carlos Patrício Freitas Pereira, José da Silva Guedes, José Leôncio de Andrade Feitosa e Carlos José Cardoso, respectivamente.

Em seguida, será exposto o tema: " Os impactos da violência na Saúde", pelos secretários de Estado da Saúde de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Carlos Patrício de Freitas Pereira, José da Silva Guedes, José Leôncio de Andrade Feitosa e Carlos José Cardoso, respectivamente. O assunto será debatido pelo professor da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu, Milton Flávio Latenschlager; e pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Elias Jorge. O debate será coordenado pela presidente da Subcomissão de Violência Urbana da Câmara Federal, deputada federal Maria do Carmo Lara (PT).

GRUPOS TEMÁTICOS

"Violência Urbana: Diagnóstico e Perspectivas de Solução" será o assunto em exposição no evento, a partir das 13h30, pelo coordenador-geral do Conselho Nacional de Saúde, Nelson Rodrigues dos Santos; representante do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade do Estado de São Paulo (USP), Helder Rogério Santana Ferreira; pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Daniel Cerqueira; e pelo pesquisador da Fundação João Pinheiro Luís Flávio Sapori. O coordenador do debate será o deputado Edson Rezende (PT).

Quatro grupos temáticos serão formados, a partir das 16 horas, para que sejam aprofundados os seguintes temas:

* " Violência e Saúde"- com participação do coordenador do Grupo de Violência e Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, José Antônio Jordão de Araújo Ribeiro Neto; do deputado estadual pelo Rio de Janeiro Paulo Pinheiro e da coordenadora da Regional Minas Gerais da Rede Saúde, Fátima Oliveira. Ainda serão definidos o relator do grupo, o deputado que coordenará o debate e o representante do Estado do Espírito Santo que participará da discussão.

* Violência e Desenvolvimento Urbano" - com as presenças da gerente de Regionalização Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, Rosalva Portela; e da pesquisadora de Urbanismo e Violência da Universidade do Estado de São Paulo Regina Meier. O grupo também será formado por representantes dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a serem definidos. O coordenador do debate e o relator também serão estabelecidos.

* "Violência e Educação" - com a participação da professora de Pós-Graduação da Universidade do Estado de São Paulo (USP) Roseli Fischmann. Ainda serão definidos os representantes da Pró-Reitoria de Extensão da PUC-Minas, dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo; o relator e o coordenador do grupo.

* "A sociedade civil e a violência" - com a presença de representantes do Movimento "Sou da Paz" Luciana Guimarães; do Grupo "Arco-Íris", do Rio de Janeiro, Cláudio Nascimento; de ongs dos Estado do Espírito Santo e Minas Gerais. Ainda serão definidos o coordenador e o relator do grupo.

PLENÁRIA FINAL E INSCRIÇÕES

A plenária final será realizada a partir das 8h30 do dia 21 de maio, quando será apresentada, discutida e votada a síntese dos trabalhos dos grupos temáticos, que será enviada à Câmara dos Deputados e ao Ministério da Saúde, em forma de "Carta da Região Sudeste". O coordenador da Plenária será o deputado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Adelmo Carneiro Leão (PT).

As inscrições poderão ser feitas no período de 8 a 16 de maio, das 9 às 17h30, pelo telefone (31)3290-7800, pelo fax (31) 3290-7670; ou no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na rua Rodrigues Caldas, 30, Belo Horizonte. A inscrição deve conter o nome e o endereço completo da instituição, o nome do representante que participará do seminário, o telefone, o fax e o e-mail da instituição. Também é necessário que seja efetuada a escolha do grupo temático de interesse.

Presenças - Participaram da reunião desta segunda-feira (29/4/2002) o representante da Mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde, Eni Carajá Filho; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Betim, Oswaldo Filho; os representantes do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Jorge Ramos e Carlos Roberto Arruda; do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Renato Barros; do Conselho de Estado de Saúde do Espírito Santo e da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, Sídney Salgado; o coordenador da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde da Região Sudeste, Paulo Carvalho; a representante da Assembléia Legislativa de São Paulo, Matilde da Costa; os representantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, José Antônio Jordão de Araújo, e do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, Tânia Castro; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos de Minas Gerais, Manoel Conegundes; os representantes da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos de Minas Gerais, Ludmila Faria; da deputada federal Maria do Carmo Lara, José Almir Silva e José Estanislau Vilela; da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Fidelcinio Pedrosa Filho; a coordenadora de Saúde do Trabalho da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Jandira Maciel; a representante do deputado estadual Edson Rezende, Maria Regina Coelho; e o representante do Movimento Homossexual de Minas Gerais, Luiz Carlos.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715