Procons comemoram Dia do Consumidor

As unidades do Procon Assembléia irão comemorar, nesta sexta-feira (15/03/2002), de 8 às 18 horas , o "Dia Internacio...

14/03/2002 - 17:15
 

Procons comemoram Dia do Consumidor

As unidades do Procon Assembléia irão comemorar, nesta sexta-feira (15/03/2002), de 8 às 18 horas , o "Dia Internacional do Consumidor". Durante todo o dia, as unidades estarão com uma programação especial, voltada para a conscientização e divulgação do Código de Defesa do Consumidor, orientando os usuários deste serviço sobre seus direitos.

O Procon Assembléia, localizado na rua Curitiba, 2.002, no bairro de Lourdes, vai exibir um vídeo sobre "Direitos do Consumidor" e distribuir o Manual do Consumidor a todos as pessoas que procurarem aquela unidade no dia 15. O Procon Assembléia da Praça Sete também irá distribuir o Manual, além de realizar um trabalho de conscientização da cidadania para o consumidor.

Segundo o coordenador do Procon, Marcelo Barbosa, orientar os consumidores para a importância do Código de Defesa do Consumidor, combater as propagandas enganosas, solucionar problemas de descumprimento de cláusulas, como o atraso na entrega das mercadorias, são as principais ações do Procon Assembléia. "É importante divulgar as informações contidas no Código para que o consumidor faça valer os seus direitos", salientou.

"Atualmente, 80% da demanda que chega até nós é solucionada. Esta é uma importante vitória que alcançamos", afirmou Marcelo Barbosa. De acordo com ele, por intermédio da atuação do Procon, consumidores e fornecedores estão mais próximos do Código do Consumidor, conhecendo seus direitos e obrigações. "Não basta ter leis, é preciso ter estrutura para fazer valer os direitos dos consumidores".

Para o ex-coordenador do Procon, Délio Malheiros, o órgão faz parte do exercício da cidadania, funcionando como importante elo entre consumidor e fornecedor. Segundo ele, de 1997 até junho de 2001, época em que coordenou o órgão, cerca de 350 mil pessoas foram atendidas. "Através do trabalho desenvolvido, os consumidores estão mais conscientes dos seus direitos. O Procon pune as empresas desleais para que os bons profissionais sejam protegidos", afirmou.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715