Aprovado relatório final da Comissão Especial de Esportes

A Comissão Especial de Esportes encerrou seus trabalhos nesta quinta-feira (21/2/2002), após aprovar o relatório fina...

21/02/2002 - 17:58
 

Aprovado relatório final da Comissão Especial de Esportes

A Comissão Especial de Esportes encerrou seus trabalhos nesta quinta-feira (21/2/2002), após aprovar o relatório final apresentado pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB). A Comissão decidiu apresentar dois projetos de lei e sugeriu, no relatório final, a gestão participativa do Estádio Governador Magalhães Pinto - Mineirão, pelo Estado com os clubes, além da resolução da propriedade do estádio, que fica em terreno que pertence à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Um dos projetos apresentados prevê a criação de programas de atividades desportivas no período das férias, o outro pretende criar jogos intercolegiais para estimular a prática de esportes.

O convênio firmado entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Mineirão foi discutido, com convidados, em reunião da Comissão. Em troca da área de 300 mil m², na qual foi construído o estádio, cedida pela UFMG, o Estado se comprometeu a garantir o direito de uso durante 20 dias ao ano por estudantes da Universidade e membros da Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume). Além disso, o Estado se responsabilizou pela construção do Centro Esportivo Universitário (CEU). De acordo com o coordenador do programa UFMG Jovem, Marcos Roberto Ribeiro, um dos convidados da Comissão, como cinco obras do CEU não foram concluídas, a UFMG ainda não repassou ao Estado a titulação do terreno.

Em relação ao Imposto Sobre Serviços (ISS), cobrado pela Prefeitura de Belo Horizonte sobre as partidas realizadas nos estádios da Capital, os deputados sugeriram, no relatório, negociações e parcerias entre clubes e Prefeitura. A Comissão sugeriu, à Federação Mineira de Futebol, a regionalização do Campeonato Mineiro para estimular a participação de clubes de cidades do interior. Será proposto ao presidente da Casa, deputado Antônio Júlio (PMDB), a realização de um programa de esporte amador, a ser transmitido pela TV Assembléia. Segundo os deputados, é importante que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia faça uma agenda mensal do esporte no Estado, acompanhando o resultado dos trabalhos da Comissão Especial de Esportes.

Segundo o relator, deputado Ivair Nogueira, a Comissão buscou alternativas para que o governo possa incentivar a prática de esportes no Estado. "É preciso fazer parceria com a Secretaria de Estado da Educação, estimulando a prática de educação física nas escolas", sugeriu. O deputado salientou a necessidade de proporcionar melhores condições ao esporte especializado, além da criação de novos projetos sociais.

Histórico

A Comissão Especial foi criada para, no prazo de 60 dias, proceder estudos sobre a formação de uma política para o desenvolvimento do esporte no Estado. Os deputados ouviram profissionais de vários segmentos, visitaram o Mineirão e o prédio, ainda em construção, da Federação Mineira de Esportes.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Bené Guedes (PDT), presidente; Maria Olívia (PSDB), vice-presidente; Ivair Nogueira (PMDB), relator e João Pinto Ribeiro (PTB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715