PL permite convênios para professores concluírem curso superior

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprovou, nesta quinta-feira (13/12/2001), parecer favorável ao ...

13/12/2001 - 17:27
 

PL permite convênios para professores concluírem curso superior

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprovou, nesta quinta-feira (13/12/2001), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 1.874/2001, do deputado Antônio Júlio (PMDB), que permite a celebração de convênios entre as universidades do sistema estadual e os municípios mineiros para a implantação dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. O relator, deputado Paulo Piau (PFL), opinou pela aprovação do projeto, em 2º turno, na forma do vencido do 1º turno.

O projeto visa permitir que o maior número possível de professores tenham condições de fazer curso superior, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Segundo a LDB, até o final de 2005 todos os membros do magistério estadual e municipal deverão preencher condições específicas para o exercício de suas atividades educacionais, o que gerou grande demanda pelos cursos de Pedagogia e Normal Superior. O PL 1.874/2001, se aprovado, permitirá à Uemg e à Unimontes firmar convênios com os municípios para oferecerem os cursos fora de suas sedes. O projeto permite, também, para facilitar os estudos, a existência de 20% de aulas não presenciais, de acordo com orientação do MEC e segundo portaria assinada pelo ministro da Educação.

REQUERIMENTOS

Ainda durante a reunião, foram aprovados dois requerimentos. O deputado Doutor Viana (PMDB) pediu que seja encaminhado ofício aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além dos presidentes das Comissões de Educação e do Trabalho dessas Casas Legislativas, solicitando alterações dos artigos 41 e 42 da Constituição Federal. Segundo o deputado, os artigos vêem proporcionando prejuízos aos servidores da área de Educação em Minas Gerais, em momento de sua aposentadoria.

O deputado Paulo Piau (PFL) solicitou que seja oficiado ao procurador-geral do Estado, pedido para que forneça à Comissão o parecer referente às novas normas de aposentadoria do Magistério, contidas nos artigos 41 e 42 e outros da Constituição Federal, em face da Emenda Constitucional nº 20/1998.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Paulo Piau (PFL), presidente; Antônio Carlos Andrada (PSDB), vice-presidente e Dalmo Ribeiro Silva (PPB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715