Medalha do Mérito Legislativo será entregue nesta sexta (14)

A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais realiza na próxima sexta-feira, dia 14 de dezembro, a solenidade d...

14/12/2001 - 19:11
 

Medalha do Mérito Legislativo será entregue nesta sexta (14)

A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais realiza na próxima sexta-feira, dia 14 de dezembro, a solenidade de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, às 15 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek. O orador oficial da solenidade será o senador Maguito Vilela (PMDB-GO), que irá receber a medalha em seu mais alto grau, o Grande Mérito. Também estarão recebendo a condecoração, nesse grau, o presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB) e, numa homenagem post mortem, o ex-secretário de Estado da Agricultura, Raul Belém. O presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), deputado Sebastião Tejota, também presidente da Assembléia de Goiás e a deputada argentina Hilda Beatriz González de Duhalde também foram indicados, mas não poderão comparecer à solenidade. Serão agraciadas, no total, 216 pessoas.

Entre as autoridades que serão agraciadas estão o procurador-geral de Justiça, Nedens Ulisses Freire Vieira; a procuradora-geral do Estado, Cármen Lúcia Antunes Rocha; o secretário de Estado da Segurança Pública, Márcio Barroso Domingues; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Omar Resende Peres; o Cel. PM Severo Augusto da Silva Neto, chefe do Estado-Maior da PMMG; o Cel. PM Rúbio Paulino Coelho, chefe do Gabinete Militar do Governador do Estado de Minas Gerais; e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Sérgio Luiz Staino Ferrara.

MEDALHA FOI CRIADA EM 1982

A Ordem do Mérito Legislativo foi criada através de resolução, em 1982, com o objetivo de distinguir pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras que, pelos seus serviços ou mérito excepcional, tenham se tornado merecedoras do especial reconhecimento do Legislativo mineiro. A medalha é conferida a soberanos, chefes de Estado e de Governo e a seus sucessores imediatos, políticos, magistrados e membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, funcionários públicos, desportistas e outras personalidades.

São três os graus de distinção da Medalha: Grande Mérito; Mérito Especial - com 38 agraciados; e Mérito, que será recebida por 173 pessoas. As Medalhas são concedidas mediante proposta do Conselho da Ordem, do qual fazem parte os deputados membros da Mesa da Assembléia, a Liderança da Maioria e os deputados ex-presidentes da Assembléia, que estejam no efetivo exercício do mandato. O presidente do Conselho é sempre o presidente da Assembléia.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715