CPI debate cartelização do leite em Passos e Uberaba

Dando continuidade à série de audiências públicas para colher subsídios para seu trabalho, a Comissão Parlamentar de ...

11/12/2001 - 17:56
 

CPI debate cartelização do leite em Passos e Uberaba

Dando continuidade à série de audiências públicas para colher subsídios para seu trabalho, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Preço do Leite esteve, nesta quinta-feira (8/11/2001), em Passos e em Uberaba. A CPI discutiu, com a presença de muitos produtores rurais, os mecanismos de formação do preço do leite na indústria e no comércio e os indícios existentes de cartelização do produto. Cerca de 700 produtores rurais acompanharam a audiência em Passos e, em Uberaba, uma das mais demoradas reuniões, que durou seis horas e meia, estiveram presentes mais de 500 pessoas.

Na opinião do deputado Anderson Adauto (PL), o Governo Federal é o culpado pela crise do leite em Minas Gerais e no País, em decorrência da abertura econômica. O presidente da Comissão Técnica do Leite da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Rodrigo Alvim, acredita na necessidade de uma revisão da política fiscal para o leite. Uma maior intervenção do Governo na economia leiteira foi defendida pelo presidente e pelo vice-presidente da CPI, deputados João Batista de Oliveira (PDT) e Paulo Piau (PFL), respectivamente. Eles acreditam que a medida protegeria mais o setor.

A população de Passos recebeu, gratuitamente, 10 mil litros de leite que foram distribuídos durante a reunião da Comissão. As próximas cidades a receberem a CPI serão Teófilo Otoni e Governador Valadares, nesta segunda-feira (12/11/2001).

Convidados em Passos

Estiveram presentes à reunião da Comissão, em Passos, os deputados João Batista de Oliveira (PDT), presidente da CPI; Paulo Piau (PFL), vice-presidente; Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB) e Anderson Adauto (PL); os presidentes da Comissão Técnica de Leite da Faemg, Rodrigo Alvim; da Cooperativa Agropecuária de São Sebastião do Paraíso (Colapa), Laércio Caetano Pimenta; do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, Jonnes Andrade; da Cooperativa de Carmo do Rio Claro, José Maurício; da Cooperativa de Alvinópolis, José Davi; e o representante da Cooperativa Agropecuária Sudoeste Mineiro Ltda (Casmil), Alexandre Maia Lemos.

Convidados em Uberaba

Além dos deputados João Batista de Oliveira (PDT), presidente da CPI; Paulo Piau (PFL), vice-presidente; Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB) e Anderson Adauto (PL); também compareceram à reunião em Uberaba os presidentes da Comissão Técnica de Leite da Faemg, Rodrigo Alvim; e da Associação dos Supermercados de Uberaba, Wagner dos Reis Silva; os gerentes regionais do Supermercado Bretas, Luís Aurélio Gimenez; e da Parmalat em Goiânia, Júlio Wallace Cardoso; e o representante da Coopervale de Uberaba, Fernando Vieira da Silva.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715