Região do Pontal de Minas pode ter pólo de desenvolvimento

Foi aprovado nesta quarta-feira (24/10/2001), pela Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, parecer de 1º turno, do...

11/12/2001 - 17:56
 

Região do Pontal de Minas pode ter pólo de desenvolvimento

Foi aprovado nesta quarta-feira (24/10/2001), pela Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, parecer de 1º turno, do deputado Fábio Avelar (PTB), sobre Projeto de Lei (PL) 1.026/2001, da deputada Maria Olívia (PSDB), que institui o pólo de desenvolvimento do setor da indústria e comércio do vestuário em malharia e retilínea, tricô e crochê na região do Pontal do Sul de Minas Gerais. O parecer foi pela aprovação da matéria com as emendas nºs 1 a 4 da Comissão de Constituição e Justiça.

O projeto visa a promoção de investimentos em tecnologia para despertar o interesse das empresas e produtores. As empresas que vierem a se instalar na região terão direito a incentivos fiscais e materiais, destinados a estimular o desenvolvimento econômico e social dos municípios de Albertina, Andradas, Borda da Mata, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz e Ouro Fino.

Foram aprovados, ainda, dois requerimentos e uma proposição que dispensa apreciação do Plenário. O primeiro requerimento, do deputado Doutor Viana (PMDB), solicita a realização de reunião conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, para tratar da preservação da Lagoa da Pampulha.

A outra proposição, do deputado Pastor George (PL), pede a realização de audiência pública no Município de Lima Duarte para discutir os problemas que envolvem o Parque Estadual de Ibitipoca, principalmente as condições da estrada que dá acesso ao local. Solicita, ainda, que sejam convidados para a audiência o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), os prefeitos de Lima Duarte e dos municípios que fazem divisa com o Parque, as Câmaras de Vereadores dos municípios, os administradores do Parque, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), as ONGs ligadas ao Parque, donos de pousadas e hotéis da região, agências de viagem que ofereçam aquele destino, Polícia Florestal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Presenças - Participaram da reunião os deputados Maria Olívia (PSDB), Márcio Cunha (PMDB) e Fábio Avelar (PTB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715