Comissão ouve convidados sobre o Fórum de Tecnologia

Representantes da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Fu...

11/12/2001 - 17:56
 

Comissão ouve convidados sobre o Fórum de Tecnologia

Representantes da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Fundação João Pinheiro (FJP), da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia participaram, nesta quarta-feira (24/10/2001) de reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, para falarem sobre a realização do Fórum de Tecnologia a ser realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no Plenário da Assembléia. Para o deputado Paulo Piau (PFL), os institutos mineiros de pesquisa estão passando por crise estrutural e financeira, necessitando de apoio do Governo para seu desenvolvimento. Minas Gerais ocupa o sexto lugar no ranking nacional de aplicação de recursos em pesquisa.

A presidente da Associação de Empregados do Sistema da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Minas Gerais (Assect), Patrícia Pimentel, informou que há dez anos não se realiza concurso público para o setor, além dos salários se encontrarem defasados. "O Governo deveria nos apoiar no que se refere à aplicação de recursos e aumento de pessoal", comentou. O presidente da Aefsp, Davidson Lopes de Figueiredo, salientou a importância do repasse de verbas por parte da administração estadual para sustentação das empresas de pesquisa.

A Comissão aprovou, na forma do vencido em 1º turno, parecer de 2º turno, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB), sobre o Projeto de Lei (PL) 1.351/2001, do deputado Márcio Cunha (PMDB), que autoriza o Poder Executivo a estabelecer o calendário estadual de eventos culturais e turísticos. Também foi aprovado parecer de 1º turno, do deputado Pinduca Ferreira (PPB), pela rejeição do PL 1.387/2001, que autoriza o Poder Executivo a instituir o programa de escola de tempo integral no Estado. Foi aprovada, ainda, uma proposição de deliberação conclusiva da Comissão.

Requerimentos - Foram aprovados ainda quatro requerimentos. O primeiro, do deputado Durval Ângelo (PT), solicitando reunião para debater o veto presidencial à proposição de lei que instituía o ensino de Filosofia nas escolas públicas do Brasil. O segundo requerimento, do deputado Paulo Piau (PFL), solicita reunião para debater projetos de inserção social da raça negra. A terceira proposição, do mesmo deputado, pede a realização de reunião para debater o PL 1.606/2001, que trata do uso do Mineirão. O quarto requerimento, ainda do deputado Paulo Piau, solicita que a Comissão apresente emenda orçamentária de interesse da Fapemig.

Mesa - Também compuseram a mesa a vice-presidente da Assect, Cândida Aleixo Costa; o vice-presidente da Acepa, Paulo de Oliveira; o presidente da Asstraf, Rogério Rocha dos Santos; e o representante da Valmont de Uberaba, Antônio Valentim.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Paulo Piau (PFL), presidente da Comissão, Dalmo Ribeiro Silva (PPB), José Henrique (PMDB) e Amilcar Martins (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715