Comissão Especial realiza visita ao BDMG

A Comissão Especial do BDMG, realizou, nesta terça-feira (16/10/2001), visita ao Banco de Desenvolvimento do Estado d...

11/12/2001 - 17:57
 

Comissão Especial realiza visita ao BDMG

A Comissão Especial do BDMG, realizou, nesta terça-feira (16/10/2001), visita ao Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), para colher subsídios para os seus trabalhos. Formada para, no prazo de 60 dias, proceder a estudos sobre o processo histórico de capitalização e a situação financeiro-orçamentária atual do BDMG, a Comissão reuniu-se com o presidente do banco, Murilo Badaró, e com representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Ministério Público.

Foram discutidos pontos para viabilizar a proposta de renegociação de contratos de dívidas em situação de inadimplência junto ao BDMG. Um dos pontos é o expurgo total dos juros, multas e taxas diversas embutidas no saldo devedor das dívidas em inadimplência com o banco. As dívidas deverão ter atualização monetária, adotando-se indexador proposto pela Comissão Especial da Assembléia em consenso com o BDMG. O novo saldo devedor encontrado nessa atualização da dívida deverá constituir-se no valor da dívida a ser repactuada, cujo parcelamento levará em conta a capacidade da geração de caixa da empresa e deverá ter como indexador futuro de atualização monetária a TJLP.

Deverão ser criados o Prêmio de Pontualidade, para estimular a empresa a manter a pontualidade do pagamento dos novos compromissos com o BDMG, e uma penalidade para as empresas que atrasarem pagamentos. As bases para a proposta de renegociação de contratos de dívidas em situação de inadimplência junto ao BDMG, prevêem, também, a criação do Fundo de Recuperação de Empresas (Pró-REC) e fundo para financiamento e liquidação da dívida, que seria utilizado pelo Estado para ajudar na capitalização do banco.

Na reunião, foram aprovados três requerimentos. O deputado Durval Ângelo (PT) solicitou o agendamento de reuniões no Banco de Desenvolvimento das cidades de Vitória e Fortaleza, para subsidiar os trabalhos da Comissão. Ele pediu, também, ao BDMG, o envio de cópia do(s) contrato(s) firmado(s) com a empresa S.A. Estado de Minas, ou empresa que o intermediou, bem como o aditivo de repactuação da dívida. O requerimento do deputado Rêmolo Aloise (PFL) solicita ao BDMG a relação de todos os contratos realizados pelo banco com repagamento total ou parcial por meio de prestação de serviços.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Rêmolo Aloise (PFL), presidente da Comissão, Durval Ângelo (PT) e Ivair Nogueira (PMDB), além do presidente do BDMG, Murilo Badaró, e representantes do BDMG, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Ministério Público.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715