Deputados debatem integração do Brasil e da Venezuela

O intercâmbio e as relações entre a Venezuela e o Brasil foram o tema da palestra ministrada, nesta quinta-feira (4/1...

11/12/2001 - 17:57
 

Deputados debatem integração do Brasil e da Venezuela

O intercâmbio e as relações entre a Venezuela e o Brasil foram o tema da palestra ministrada, nesta quinta-feira (4/10/2001), pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil/Venezuela, Gerson Perez, aos deputados que integram o Bloco Parlamentar Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul (UPM). Gerson Perez destacou a importância do Mercosul para a união de forças entre países vizinhos, frente a blocos econômicos mais fortes. Na opinião do representante da Câmara de Comércio, a integração ao Mercosul possibilitaria maior soberania à Venezuela. Fazem parte, hoje, do bloco o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

Perez propôs, ainda, a formação de uma comissão de deputados do Bloco Parlamentar Brasileiro da UPM para visitar a Venezuela e discutir as possíveis dificuldades existentes no processo de integração. O presidente da Câmara de Comércio Brasil/Venezuela representou, no evento na Alemg, o embaixador daquele país, Emerich Esqueda Torres. Em sua explanação, Perez falou também da economia e da política da Venezuela. "O país está sempre atento à diversidade de sua produção e preocupado em corrigir as diferenças sociais", afirmou.

A deputada Elbe Brandão (PSDB), que agradeceu o convite de Gerson Perez, destacou também a importância do turismo - um dos temas a serem discutidos num encontro na Argentina, no próximo dia 18 de outubro, do qual irão participar representantes de 15 Assembléias Legislativas do Brasil, que compõem o Bloco Parlamentar do Mercosul. Já o deputado Milton Flávio, de São Paulo, disse que o grande desafio, no momento, é encontrar formas para diminuir as desigualdades no mundo. Ele defendeu, ainda, a redução das tarifas de exportação brasileiras para incrementar o processo.

Presenças - Participaram da reunião o presidente da Câmara de Comércio Brasil/Venezuela, Gerson Perez; os deputados Arnaldo Jardim (São Paulo), Hermes Fonseca Filho (Paraná), Milton Flávio (São Paulo), Milton Sander (Santa Catarina), Miguéias Fernandes (Amapá), além da deputada Elbe Brandão (PSDB) e do deputado Irani Barbosa (PSD), que integram a UPM, ocupando, respectivamente, os cargos de 1ª-vice-presidente da entidade e de secretário-geral.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715