Professor americano fala sobre formação de agentes políticos

O historiador e professor norte-americano Steve Wrigley estará participando de dois encontros técnicos na Assembléia ...

12/09/2001 - 16:34

 

Professor americano fala sobre formação de agentes políticos

 

O historiador e professor norte-americano Steve Wrigley estará participando de dois encontros técnicos na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (13/9/2001). Pela manhã, a partir das 10h30, ele faz uma palestra sobre o tema "Formação de Agentes Políticos Como Instrumento de Democracia", no Auditório da Escola do Legislativo.

O evento terá a participação de 80 alunos do curso de Direito do UNI-BH, que estarão visitando a Assembléia Legislativa, dentro das atividades previstas para o Programa "Jornada Universitária", que está sendo retomado neste mês de setembro. O "Jornada Universitária" é um dos programas de visitas orientadas desenvolvido pela Assembléia. Voltado para estudantes do ensino superior, o programa inclui o acompanhamento de atividades do processo legislativo, debate com técnicos e, eventualmente, com parlamentares sobre tópicos de interesse da turma levantados previamente pelo professor e encaminhados à Assembléia.

Mesa redonda - À tarde, o professor Steve Wrigley participa, a partir das 15 horas, de uma mesa redonda sobre o tema "Métodos e Técnicas para Formação de Políticos", no Plenarinho IV. Para este encontro, foram convidados representantes da Escola de Governo (Fundação João Pinheiro) e das Escolas dos Tribunais de Justiça e de Contas, e do Ministério Público. Às 17 horas, ocorre o encerramento da visita, com sessão de agradecimentos e homenagens, também no Plenarinho IV.

CURRÍCULO

O professor Steve Wrigley é bacharel em História pela Universidade Estadual da Geórgia, com mestrado e doutorado nessa mesma área pela Northwestern University. Ele também integra o quadro de diretores da Georgia Wildlife Federation e é consultor da National Governors_ Association.

Parceria - A vinda do professor ao Brasil é resultado de um convênio de cooperação entre a Assembléia de Pernambuco, por meio de sua Escola do Legislativo, e o Carl Vinson Institute of Government. A entidade americana, ligada à Universidade do Estado da Geórgia, tem como objetivo contribuir com as esferas governamentais, em sua administração, formulação de políticas, e capacitação de agentes públicos, por meio de pesquisas, treinamento e assistência social.

O professor Wrigley virá a Belo Horizonte acompanhado por dois representantes da Escola do Legislativo de Pernambuco, o diretor Fabrício Guedes Alcoforado e o coordenador pedagógico Manoel Leonardo W. D. Santos, que também participarão dos eventos na Assembléia de Minas e de encontro com a direção da Escola do Legislativo. Wrigley também irá visitar a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

ESCOLAS DO LEGISLATIVO REALIZAM ENCONTRO NACIONAL

No dia 15 de setembro acontece, em Recife, um encontro das Escolas do Legislativo de Minas, Santa Catarina e Pernambuco. A Assembléia de Minas estará representada pelo gerente geral da Escola, Alaor Messias Marques Júnior.

O encontro pretende fortalecer as relações e os programas de intercâmbio entre essas instituições, além de representar uma oportunidade de sedimentar canais de interlocução com instituições congêneres, em nível local, nacional e internacional.

Segundo o gerente de Extensão e Pesquisa da Escola do Legislativo, Luiz Fernandes de Assis, a parceria entre as Escolas do Legislativo tem potencial para o desenvolvimento de novas ações conjuntas.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715