Fórum Minas por um Outro Mundo termina nesta sexta-feira (31/8)

As dívidas e os orçamentos públicos serão os temas abordados, nesta sexta-feira (31/8/2001), último dia de realização...

30/08/2001 - 18:39


 Fórum Minas por um Outro Mundo termina nesta sexta-feira (31/8)

 

As dívidas e os orçamentos públicos serão os temas abordados, nesta sexta-feira (31/8/2001), último dia de realização do Fórum "Minas por um Outro Mundo", promovido pelo Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial (FSM) e que conta com o apoio da Assembléia Legislativa e da Prefeitura de Belo Horizonte. A conferência "As Dívidas e os Orçamentos Públicos" terá início às 8h30, no Plenário da Alemg, sendo conduzida pelo sociólogo Marcos Arruda; Misabel Derzi, procuradora do Estado; Reinaldo Gonçalves, professor de Economia da UFRJ; Fernando Pimentel, vice-prefeito de Belo Horizonte; e pelo advogado Dalmo Dalari. A coordenação será do Comitê Mineiro do Fórum e da Alemg. Às 11h30, acontecerá a plenária do Comitê, cuja pauta é a ampliação e a organização dos comitês no interior do Estado.

As oficinas do fórum - que começou no dia 29 de agosto - serão realizadas a partir das 15 horas e, às 17h30, sairá, da Assembléia Legislativa, a "Marcha Cívica Contra a Corrupção". Ainda na sexta-feira, às 18 horas, na escadaria da Igreja São José, no Centro de Belo Horizonte, o Fórum promove o "Tribunal das Dívidas". O juiz será Arutana Cobério Terena, juiz e ex-vereador em Belo Horizonte; o advogado de acusação, Luiz Eduardo Greenhalg, advogado; e o advogado de defesa será representado pelo ator Valber Palmeira. As testemunhas serão representantes de entidades e pessoas fazendo o papel dos excluídos (sem-terra, sem-casa, crianças e adolescentes, mulheres, negros, profissionais das áreas sociais, índios e outras minorias). O corpo de jurados será formado por todos os presentes.

OFICINAS QUE SERÃO REALIZADAS À TARDE

* "Campanha do Pleno Emprego" (Teatro)

* "Auditoria Cidadã da Dívida" (Auditório - andar SE)

* "Durban também é aqui: Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e forma correlatas de intolerância" (Auditório da Escola do Legislativo)

* "Juventude e Movimento Estudantil" (Plenarinho IV - andar SE)

* "Ética e valores espirituais do Neo-Humanismo" (Sala 1 - Hall das Bandeiras)

* "Orçamento sem mistério" (Sala 2 - Hall das Bandeiras)

* "O Adolescente em conflito com a Lei" (Sala 3 - Hall das Bandeiras)

* "Comunicação Comunitária, Internet e Inclusão Social" (Sala 4 - Hall das Bandeiras)

* "Feminismo e Globalização" (Sala 6 - Hall das Bandeiras)

* "Controle social acerca dos orçamentos públicos e o acompanhamento da execução orçamentária" (Sala 7 - Hall das Bandeiras)

OBJETIVOS DO EVENTO

O objetivo geral do "Fórum Minas por um Outro Mundo" é possibilitar à população mineira o aprofundamento e o debate sobre a produção da riqueza e a reprodução social. Entre os objetivos específicos estão contribuir para a formação política dos agentes sociais; dar continuidade ao processo iniciado com o Plebiscito Nacional sobre a Dívida Externa e a Campanha Jubileu Sul; garantir a continuidade do debate sobre o endividamento brasileiro (interno e externo) e a realização da Auditoria Cidadã; mobilizar para o VI Grito dos Excluídos, cujo tema é "Por Amor a esta Pátria, Brasil!"; oferecer subsídio para que a população assuma o controle social dos orçamentos públicos e acompanhe a execução orçamentária em todas as esferas governamentais; divulgar e ampliar a participação no Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial e construir proposta para o Fórum Social Mundial de 2002. A estrutura do evento é a mesma do Fórum Social Mundial, com conferências e debates pela manhã e oficinas diversas à tarde.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715