Antônio Júlio entrega a Aécio proposta de seminário sobre Legislativo

Antônio Júlio entrega a Aécio proposta de seminário sobre Poder Legislativo O presidente da Assembléia, deputado An...

24/08/2001 - 10:36


 Antônio Júlio entrega a Aécio proposta de seminário sobre Poder Legislativo

 

O presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB), foi recebido nesta quinta-feira (23/8/2001) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB). Antônio Júlio entregou a Aécio um ofício formalizando a proposta de uma parceria entre a Assembléia de Minas e a Câmara para a realização de um seminário nacional com o tema "Legislativo e Sociedade; Alternativas para um Novo Pacto de Representação". O presidente da Câmara disse que a discussão do tema é muito oportuna e fundamental para que a sociedade tenha uma melhor compreensão do papel do Poder Legislativo e de sua importância para a democracia. "Não existe nada mais importante, na democracia, do que o Parlamento", disse Aécio.

"Um parlamento forte é um dos pilares da democracia e um parlamento frágil não interessa a ninguém", afirmou Aécio, ressaltando que há uma cobrança crescente da sociedade, sobre os membros do Poder Legislativo, por ações que, na verdade, são próprias do Executivo. Ele avaliou que o seminário é viável e que deve ser realizado não apenas uma vez, mas várias, em pontos diversos do país, e sugeriu que o debate comece por Minas Gerais. Aécio disse que vai levar a proposta para ser discutida pela Mesa da Câmara Federal, na próxima semana. O presidente Antônio Júlio ofereceu as instalações da Assembléia de Minas para a realização do evento.

A proposta do seminário foi anunciada pelo presidente Antônio Júlio na última segunda-feira (20), em nota dirigida do povo mineiro, em que comunicou, entre outras medidas, a sua decisão de fixar o novo valor da remuneração dos deputados estaduais, que corresponde a 75% do que recebem os deputados federais.

O seminário terá como objetivo debater a questão do papel do Legislativo, a remuneração e o custeio da atividade parlamentar nas esferas federal, estadual e municipal, reunindo representantes do Senado, da Câmara dos Deputados, das Assembléias Legislativas, das Câmaras Municipais e da sociedade civil.

Participaram do encontro, juntamente com o presidente Antônio Júlio, os deputados Alberto Pinto Coelho (PPB), 1º-vice-presidente da Assembléia e Rêmolo Aloise (PFL), além do diretor-geral João Franco Filho.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715