Assembléia homenageia centenário de Esmeraldas

O centenário de Esmeraldas, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi homenageado pela Assembléia Legi...

20/08/2001 - 11:37


 Assembléia homenageia
centenário de Esmeraldas

 

O centenário de Esmeraldas, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi homenageado pela Assembléia Legislativa em reunião especial realizada nesta sexta-feira (17/8/2001), em Plenário. O deputado Sávio Souza Cruz (PSB) foi autor do requerimento que originou a reunião. Durante a solenidade, presidida pelo 3º-secretário da Mesa, deputado Álvaro Antônio (PDT), foi apresentado um vídeo produzido pela TV Assembléia contando a história de Esmeraldas, ex-Santa Quitéria, emancipada de Sabará em 16 de setembro de 1901. Também foi entregue ao prefeito do município, Márcio Antônio Belém, uma placa alusiva à homenagem.

Datas e rotas relativas a Esmeraldas foram tema do discurso do deputado Sávio Souza Cruz. O parlamentar falou sobre a formação e o desenvolvimento do município que, segundo ele, é um dos mais antigos povoados do Estado. Sávio elogiou várias personalidades esmeraldenses, dentre elas, três ex-presidentes de Minas Gerais: José Teixeira da Fonseca Vasconcelos, o Visconde de Caeté; Quintiliano José da Silva; e Fernando de Melo Viana. Ele criticou a destruição de prédios e a perda de referências culturais do município e solicitou o tombamento das edificações do Solar da Fazenda Santo Antônio. Segundo o deputado, o Solar é uma construção do início do século XIX, marcada pelo estilo colonial mineiro e pelo modelo de vida feudal. O prédio abrigou personalidades públicas, dentre elas, o primeiro presidente constitucional da província de Minas Gerais, José Teixeira da Fonseca Vasconcelos.

Compuseram a Mesa os deputados Álvaro Antônio (PDT), 3º-secretário da Mesa, que presidiu a reunião; Sávio Souza Cruz (PSB), autor do requerimento para a homenagem; o secretário de Estado da Comunicação, Luís Márcio Ribeiro Vianna; o prefeito de Esmeraldas, Márcio Belém; o presidente da Câmara Municipal de Esmeraldas, Eni Rodrigues da Silva; os deputados federais Márcio Reinaldo, Virgílio Guimarães; entre outras autoridades.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715