Cipe São Francisco será reestruturada

A Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco (Cip...

08/05/2001 - 10:16

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Cipe São Francisco será reestruturada

A Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco (Cipe-São Francisco) realizou encontro paralelo às atividades do Ciclo de Debates "Minas em Defesa das Águas", nesta segunda-feira (07/05/2001). Os deputados discutiram, principalmente, sobre a transposição das águas do rio São Francisco, a necessidade de reestruturação da Cipe e a programação das próximas reuniões.

A Comissão, que encontrava-se paralisada desde 1996, é composta por representantes dos estados de Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Segundo o deputado estadual de Sergipe, Nicodemos Falcão (PFL), "a transposição para uso humano é fundamental, mas para irrigação é crime". O parlamentar falou sobre o momento oportuno para a retomada dos trabalhos da Comissão e implantação de um programa para a revitalização real do São Francisco.

Para o deputado alagoano Francisco Tenório (PDT), a transposição é ruim não só para os estados banhados pelo São Francisco, mas para todo o Brasil. "Se não houver uma política de revitalização do rio, a transposição vai resultar em um canal de bilhões de dólares sem água, pago pela população", relatou o deputado. Segundo ele, a irrigação é viável, desde que a produção ocorra nas margens dos rios. O parlamentar denunciou, ainda, a seca de vários afluentes do São Francisco e suas conseqüências para a economia.

O deputado Wanderley Ávila (PPS), representando a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, falou sobre o convite da Associação do Médio São Francisco (Amesf) para campanha a ser realizada nos dias 7, 8 e 9 de junho, na cidade de Pirapora, com o objetivo de incluir os recursos do Rio São Francisco na lista mundial da Unesco, como patrimônio da humanidade. Wanderley Ávila estendeu o convite aos demais deputados e agendou para o dia 6 de junho, também em Pirapora, a primeira reunião da Cipe, com o objetivo de eleger os deputados participantes da Comissão e divulgar as propostas de trabalho.

Participaram também do encontro o deputado da Bahia Clóvis Ferraz (PFL), os deputados alagoanos Antônio Carlos (PSL), Cícero Amélio (PPS) e Paulo Nunes (PT), e o presidente do Comitê Executivo de Estudos Integrados da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, José Theodomiro de Araújo.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715