Movimento em defesa das águas será lançado na Assembléia

O Movimento "Minas em defesa das águas" será lançado nesta quinta-feira (26/04/2001), pelo presidente da Assembléia, ...

26/04/2001 - 12:06

alinfor.gif (4077 bytes)



Movimento em defesa das águas será lançado na Assembléia

O Movimento "Minas em defesa das águas" será lançado nesta quinta-feira (26/04/2001), pelo presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB), com a presença de deputados da Frente Parlamentar "Jorge Hannas" Contra a Privatização de Furnas e de outras 50 entidades representativas da sociedade civil. O lançamento será às 16 horas, no Salão Nobre da Assembléia.

O movimento é uma campanha de iniciativa da Assembléia Legislativa, em parceria com instituições públicas e entidades da sociedade civil, com o objetivo de promover ações face à situação em que se encontram os recursos hídricos e energéticos do Estado e às ações do Governo Federal. Entre estas ações, destacam-se a proposta de privatização de Furnas, a divisão da Cemig em três empresas, a transposição das águas do rio São Francisco, a privatização do setor de saneamento e a interrupção de investimentos nas empresas estatais dos setores hídrico e energético, por exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI), como parte do ajuste negociado com o governo.

Entre as ações específicas do Movimento estão as lutas pelo controle público dos recursos hídricos e energéticos e contra a privatização de Furnas; pela revitalização das águas do São Francisco como condição prévia para o debate sobre a transposição; pela manutenção da estrutura atual da Cemig; pela implantação de uma política de saneamento que garanta os princípios de universalização, eqüidade e controle social; pela implementação dos comitês de bacias hidrográficas no Estado e fortalecimento dos setores populares nestes comitês; e a luta pela retomada dos investimentos públicos nos setores hídrico e energético. O movimento apóia também projeto de lei do senador Roberto Freire que veda a privatização do setor energético.

O Movimento "Minas em defesa das águas" participa, no dia 1º de maio, do ato público "Furnas é nossa. Privatização, não!", promovido pela Frente Parlamentar "Jorge Hannas", Associação dos Municípios do Lago de Furnas e outras entidades e instituições.

No dia 7 de maio, será realizado o Ciclo de Debates "Minas em defesa das águas", no Plenário da Assembléia, com discussão dos temas "Água: vida e cidadania", "Privatização de Furnas", "Política Nacional de Saneamento" e "Transposição das águas do Rio São Francisco".

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715