Assembléia recebe o Fogo Simbólico da Inconfidência

"A liberdade pode ser perdida não só pela dominação política estrangeira, mas também pela injustiça social", declarou...

23/04/2001 - 18:18

alinfor.gif (4077 bytes)



Assembléia recebe o Fogo Simbólico da Inconfidência

"A liberdade pode ser perdida não só pela dominação política estrangeira, mas também pela injustiça social", declarou o presidente Antônio Júlio (PMDB), na solenidade de chegada do Fogo Simbólico da Inconfidência, no Hall das Bandeiras da Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira (19/4/2001). O deputado afirmou que o Fogo Simbólico tem a função de lembrar que o sentimento de liberdade sempre se renova. Antônio Júlio ressaltou a importância da luta contra a desigualdade socioeconômica e contra os desvios políticos e disse que a homenagem a Tiradentes e a seus companheiros mostra que seu sacrifício rendeu frutos, e que "a terra mineira continua firme na defesa de seus ideais".

A solenidade integrou as comemorações da Semana da Inconfidência, iniciada no último dia 14, na cidade de Tiradentes. Ao som do Hino Nacional, o deputado Antônio Júlio (PMDB); o secretário de Estado de Esportes, Sérgio Bruno Zech Coelho - que representou o governador Itamar Franco - e o desembargador Rubens Xavier Ferreira, representante do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Lélis Santiago, hastearam as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte. Na cerimônia, a Banda da Companhia da Polícia de Guardas da PMMG apresentou o "Concerto da Inconfidência".

Conduzido por atletas do 12º Batalhão de Infantaria Lomas Valetinas do Exército, o Fogo Simbólico foi aceso no dia 14, na cidade de Tiradentes, e passou por vários municípios até chegar a Belo Horizonte. Sob o Toque de Vitória do Regimento da Cavalaria Alferes Tiradentes, o atleta do Exército, tenente Israel Batista Costa, acendeu a Pira da Liberdade. O Fogo Simbólico será conduzido à cidade de Itabirito, nesta sexta-feira (20), às 8 horas, de onde segue para Ouro Preto, local da cerimônia de encerramento da Semana da Inconfidência.

Presenças - Participaram da solenidade o presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB); o secretário de Estado de Esportes, Sérgio Bruno Zech Coelho; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Antônio Nicolau; o desembargador Rubens Xavier Ferreira, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador Sérgio Lélis Santiago; o diretor de operações da Belotur, José Geraldo Oliveira Leite - representando o prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro; os deputados Marco Régis (PPS); Márcio Kangussu (PPS); oficiais do Exército, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de outras autoridades.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715