Comitê da Comenda Chico Xavier realiza primeira reunião

O Comitê Permanente da Medalha Chico Xavier - Comenda da Paz, instituída pelo governador do Estado Itamar Franco por ...

08/02/2001 - 16:42

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Comitê da Comenda Chico Xavier
realiza primeira reunião

O Comitê Permanente da Medalha Chico Xavier - Comenda da Paz, instituída pelo governador do Estado Itamar Franco por meio da Lei 13.394, reuniu-se pela primeira vez nesta quarta-feira (07/02/2001), no Palácio da Liberdade. O encontro foi para eleger, entre seus membros, o presidente, o vice-presidente e o secretário executivo da Comenda e definir a programação da entrega da Medalha, que será na cidade de Uberaba, na semana de seu aniversário (2 de março). O Comitê é formado por representantes de diversos órgãos e instituições, indicados por seus titulares e nomeados pelo governador. Foram eleitos o deputado Paulo Piau (PFL), autor do projeto que deu origem à Lei 13.394 (presidente), e o representante da OAB-Seção de Minas Gerais, Aristótoles Atheniense (vice-presidente). Para o cargo de secretário executivo foi escolhido o chefe do cerimonial do Governo, major PM João Lunardi. O mandato é de um ano.

Neste primeiro ano, os agraciados serão cinco. A Comenda da Paz Chico Xavier destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas que se tenham destacado na promoção da paz, por meio de atividade relacionadas com o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas; contribuições literárias, artísticas e culturais; campanhas pacifistas; manifestos a favor do desarmamento e da defesa do cidadão; trabalhos que combatam a fome e a miséria; a geração de emprego e renda; a educação; ao fortalecimento da família; ao desenvolvimento espiritual da humanidade e as ações para promoção da dignidade humana.

Presenças:

Participaram do encontro os seguintes representantes do Comitê da Medalha Chico Xavier: o presidente de honra do Comitê Permanente da Comenda, o prefeito de Uberaba, Marcos Montes; o deputado Paulo Piau, presidente do Comitê e representante da Alemg; os secretários de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, e de Ciência e Tecnologia, Antônio Salustiano; e os representantes da Procuradoria Geral de Justiça, Ana Ivanete dos Santos; da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), professor José Antônio dos Reis; da Setascad, jornalista Gisele Bicalho; da OAB/MG, Aristótoles Atheniense; dos conselhos Estaduais dos Direitos Humanos, Emely Vieira Salazar, e Estadual da Educação, Dalva Cifuentes, além de representante do Grupo Espírito da Prece, de Uberaba, Eurípides Humberto, e da prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, cidade natal de Chico Xavier, Marcus da Silva Araújo.

Responsável pela informação: Juliana Melo - ACS - 31-2907715