Presidente eleito da Assembléia reúne-se com governador

do Estado O presidente eleito da Assembléia Legislativa, deputado Antônio Júlio (PMDB), reuniu-se na manhã desta terç...

30/01/2001 - 16:55

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Presidente eleito da Assembléia reúne-se com governador do Estado

O presidente eleito da Assembléia Legislativa, deputado Antônio Júlio (PMDB), reuniu-se na manhã desta terça-feira (30/01/2001), por mais de uma hora, com o governador Itamar Franco (sem partido), no Palácio da Liberdade. Ele afirmou que esse primeiro encontro marca um novo momento no relacionamento entre o Legislativo e o Executivo mineiros e defendeu uma união de Minas acima dos partidos políticos. Também participaram do encontro o 1º-vice-presidente eleito, deputado Alberto Pinto Coelho (PPB), e o secretário de Estado da Casa Civil e Comunicação Social, Henrique Hargreaves.

Antônio Júlio disse que o governador Itamar Franco aceitou o convite para participar da solenidade de posse da nova Mesa, eleita para o biênio 2001-2002, no próximo dia 15, no Plenário da Assembléia. O presidente eleito ressaltou ter solicitado ao governador que indique o novo líder do Governo na Assembléia, o que deverá acontecer, segundo ele, logo após a posse da nova Mesa. Para o deputado, a presença do novo líder facilitará o relacionamento entre o Executivo e a Assembléia.

O presidente eleito afirmou, ainda, que a reforma administrativa proposta pelo Executivo, que está em tramitação na Assembléia, será revista. Ele disse que, durante a reunião desta terça-feira, Itamar Franco solicitou sugestões para o projeto ao Legislativo, sendo que o principal ponto a ser tratado será o desmembramento da Secretaria de Estado da Casa Civil e Comunicação Social. "O atual projeto não atende aos interesses do Estado", afirmou o deputado.

Antônio Júlio disse, ainda, que os vetos do governador, encaminhados à Assembléia, serão analisados pelos deputados com independência, levando em conta as justificativas do Executivo. Sobre as verbas para obras, incluídas no Orçamento 2001 pelos deputados através de emendas, ele afirmou que elas atingem R$ 44 milhões, mas que a liberação dos recursos depende do Executivo. Destacou que os deputados são legítimos representantes da sociedade para incluir no orçamento as obras por ela reivindicadas.

O deputado afirmou, também, que o governador Itamar Franco demonstrou interesse em se reunir com o atual presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), e com o presidente estadual do PMDB, Armando Costa, em data ainda a ser marcada.

Já o deputado Alberto Pinto Coelho, ex-líder do Governo na Assembléia, disse esperar que a relação entre o Executivo e Legislativo seja mais estreita e harmônica possível, sem quebrar a independência entre os Poderes. "É nessa linha que queremos trabalhar".

Nova reunião será realizada entre o governador e o presidente da Assembléia, disse Antônio Júlio, logo após a posse da nova Mesa, a pedido de Itamar Franco. O objetivo será discutir uma pauta mínima de projetos de autoria do Executivo em tramitação na Casa.

Responsável pela informação: Lúcio Perez - ACS - 31-32907715