Comissão questiona recursos da Vale do Rio Doce

A Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômi...

21/12/2000 - 12:48

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Comissão questiona recursos da Vale do Rio Doce

A Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, formaram uma comissão para dar apoio e consultoria às prefeituras dos municípios que estão na área de influência da Companhia Vale do Rio Doce, para aplicação dos recursos provenientes da desestatização da CVRD e destinados aos municípios. A informação é do secretário adjunto da Seplan, Carlos Aníbal, que participou, nesta quarta-feira (20/12/2000), de reunião da Comissão Especial BNDES, que debateu sobre o plano de ação para implantação do Programa "Cezord" - Recursos de Desestatização da Companhia Vale do Rio Doce.

Carlos Aníbal foi questionado pelos deputados sobre a intenção do Governo do Estado em relação ao dinheiro da Vale do Rio Doce. Segundo ele, a idéia é que os municípios recebam as informações de forma democrática para melhor apresentarem seus projetos. Ele ressaltou, ainda, a necessidade de apoio dos deputados no auxílio da aplicação dos recursos, que são destinados às áreas de educação, meio ambiente, saúde e saneamento básico dos municípios.

Ao ser indagado sobre a liberação dos recursos pelo BNDES, Aníbal afirmou que ainda faltam alguns acertos entre aquela instituição e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Segundo o representante do BDMG, Robson Napier, a expectativa é que o contrato seja assinado em janeiro de 2001.

PRESENÇAS

Participaram da reunião os deputados Mauri Torres (PSDB), que a presidiu, Ivo José (PT), José Henrique (PMDB) e Luiz Menezes (PPS).

Responsável pela informação: Juliana de Melo - ACS - 31-32907715