Comissão discute situação da cafeicultura no Sul de Minas

A Comissão Política Agropecuária e Agroindustrial promoveu uma audiência pública em Ouro Fino, na última quarta-feira...

15/12/2000 - 15:37

alinfor.gif (4077 bytes)



Comissão discute situação da cafeicultura no Sul de Minas

A Comissão Política Agropecuária e Agroindustrial promoveu uma audiência pública em Ouro Fino, na última quarta-feira (14/12/2000), para discutir a situação da cafeicultura no Sul de Minas. Diversos produtores da região participaram da reunião e reclamaram das dificuldades enfrentadas, principalmente da falta de atenção dos Governos Federal e Estadual. Eles também reivindicaram uma política voltada para a produção de café. Para os deputados da Comissão de Política Agropecuária, o maior responsável pelo momento difícil da cafeicultura é o Governo Federal. Eles afirmaram que vão fazer o possível para ajudar os produtores de café do Sul do Estado.

A região Sul de Minas é a maior produtora de café do Estado e uma das maiores do Brasil, com 36 mil propriedades rurais. Somente em 1999, a região colheu 8 milhões e 400 mil sacas, com investimento de 1 milhão e 700 mil salários mínimos na última colheita. No ano 2000, a produção nacional atingiu a marca de 30 milhões de sacas e a expectativa para o ano que vem é de 37 milhões de sacas. O crescimento da produção, aliado à competição no mercado exterior, estão baixando o preço do café. O Brasil também está perdendo espaço para países como o Vietnã, Guatemala e Indonésia.

Na audiência realizada em Ouro Fino foram apresentados 10 requerimentos, todos do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSD), que serão votados na próxima reunião.

PRESENÇAS

Estiveram presentes na reunião os deputados Dimas Rodrigues (PMDB) - presidente, Dalmo Ribeiro Silva (PSD), autor do requerimento para realização da audiência pública em Ouro Fino, e Ailton Vilela (PSDB). Os convidados foram: secretário adjunto da agricultura do Estado, Antônio Lima Bandeira; representante do diretor geral do IMA, Antônio Carlos Manso, Diretor geral do IEF, Wilson Mariano; representante do superintendente do Banco do Brasil, Segundo Abelardo Ângelo; prefeito municipal de Ouro Fino, José Américo Buti; presidente da câmara municipal de Ouro Fino, Sérgio Favilla; presidente da Associação dos Produtores Rurais de Ouro Fino, Nelson Maciel; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Fino, Flávio Francisco da Silva; representante da Sociedade Sul Mineira de Educação e Cultura (Asmec), Oswaldo Francisco Bueno; representante da Comissão de Exportação e Importação Comexinha Ltda., Getúlio Inácio; Vice presidente da Faemg, Breno Pereira de Mesquita; gerente regional da Emater de Pouso Alegre, João Lúcio Garcia Menezes e o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Poços de Caldas, Jaime Junqueira.

Responsável pela informação: Juliana Melo - ACS - 31-32907715