Projeto Alvorada em Minas é tema de debates nesta 2ª feira

A inclusão de municípios mineiros no Projeto Alvorada será tema do Ciclo de Debates que será promovido pela Assembléi...

11/12/2000 - 08:53

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Projeto Alvorada em Minas é tema de debates nesta 2ª feira

A inclusão de municípios mineiros no Projeto Alvorada será tema do Ciclo de Debates que será promovido pela Assembléia Legislativa na segunda-feira (11/12/2000), às 9h30, no Plenário. O Ciclo de Debates "Minas Gerais e o Projeto Alvorada" será aberto pelo presidente Anderson Adauto (PMDB), e a exposição será feita pela secretária de Estado de Assistência Social do Governo Federal e coordenadora Nacional do Projeto Alvorada, Wanda Engel Aduan. A partir das 10 horas serão abertos os debates, com a coordenação do deputado Márcio Kangussu (PPS). Todos os prefeitos de municípios mineiros em condições de se beneficiar do projeto foram convidados para o evento.

HISTÓRICO

O Projeto Alvorada foi lançado pelo Governo Federal com o objetivo de elevar as condições de vida dos municípios mais pobres do País e prevê investimentos de R$ 13,2 bilhões nas áreas de educação básica, saúde da família, saneamento básico e geração de trabalho e renda. Serão beneficiários do projeto os municípios cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) seja considerado baixo. O IDH é um indicador socioeconômico usado em praticamente todo o mundo para medir a qualidade de vida das populações. Apesar de Minas Gerais possuir 260 municípios com baixo IDH, nenhum deles foi incluído, inicialmente, no projeto.

Depois dos protestos da sociedade, sobretudo dos deputados estaduais e da bancada mineira na Câmara e no Senado, o Governo Federal manifestou, em setembro deste ano, a disposição de incluir 271 municípios de Minas Gerais na segunda etapa do Projeto Alvorada, com recursos garantidos para 141 municípios no orçamento de 2001 e para 130 municípios no orçamento de 2002. No entanto, segundo notícias veiculadas na imprensa, o Governo Federal anunciou que esses benefícios só estarão disponíveis a partir de 2002.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Fabíola Farage- ACS - 31-2907715