Homenagem da Assembléia ao Grupo Holdercim

O Grupo Holdercim Brasil S/A - Unidade Ciminas de Pedro Leopoldo - foi homenageado pela Assembléia Legislativa, em re...

05/12/2000 - 09:35

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Homenagem da Assembléia ao Grupo Holdercim

O Grupo Holdercim Brasil S/A - Unidade Ciminas de Pedro Leopoldo - foi homenageado pela Assembléia Legislativa, em reunião especial realizada na noite de sexta-feira (1/12/00), com a presença de diversos deputados, diretores e funcionários da empresa. O Certificado ISO 14.001 recebido pela Ciminas de Pedro Leopoldo, em razão do trabalho realizado pela empresa no aspecto de preservação ambiental, o primeiro concedido a uma empresa de cimento na América Latina, foi o motivo da homenagem especial.

O deputado Marcelo Gonçalves (PDT) foi o autor do requerimento que deu origem à homenagem. Ele saudou a Holdercim manifestando sua satisfação por ser pedro-leopoldense, e poder compartilhar da honra que o Certificado ISO 14.001 representa , "uma vez que a empresa já faz parte da história de nossa cidade". O deputado lembrou que a atividade da Holdercim inclui, entre outros produtos, a fabricação do cimento Ciminas, e, ao fazê-lo, desde o ano de 1974, uma das preocupações da empresa tem sido adotar ações visando preservar os recursos naturais. Nesse contexto, a utilização racional desse patrimônio e o combate à poluição ambiental constituem uma prioridade. Exemplo disso está numa das recentes providências para implementar o Sistema de Gestão Ambiental – SGA, iniciado em março de 1999, disse Gonçalves.

REFLORESTAMENTO

Marcelo Gonçalves acentuou também que a preocupação ecológica da empresa vem desde o ano de 1986, com o co-processamento de resíduos industriais e a utilização de combustíveis alternativos em seus fornos. Com isso, centenas de milhares de toneladas de resíduos, antes contaminando o ambiente, foram destruídos em condições de alta temperatura.

Para o deputado, em termos de integração com a comunidade, a Holdercim também é um exemplo. Na área de reflorestamento, em parceria com a Prefeitura de Pedro Leopoldo, instalou e mantém um viveiro que produz 10 mil mudas por mês. Mantém, ainda, a Associação Nacional "Vivamos Melhor", que apóia e provê programas comunitários nas áreas de saúde, educação, nutrição e meio ambiente. "São essas algumas das iniciativas de indiscutível valor que – somadas ao Certificado ISO 14.001 - fazem com que o Grupo Holdercim desfrute do mais alto conceito entre os pedro-leopoldenses, bem como em Minas Gerais e no Brasil", afirmou Marcelo Gonçalves.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulino Cícero de Vasconcelos, representou o governador do Estado na homenagem. Ele destacou em seu discurso a precocupação do governador Itamar Franco com o desenvolvimento de Minas.

O secretário disse que a ISO 14.001 não premia ou qualifica o produto: "não é o cimento Ciminas que está recebendo essa comenda internacional de qualificação, mas a empresa, por seu modo de trabalhar, pela técnica de produção, cuidado com o meio ambiente, saúde do trabalhador, educação e bem-estar geral - é o grau de satisfação de cada um envolvido com a empresa, seja seu público interno - que nela trabalha e dela sobrevive -, seja seu público externo, que, nas lojas e vendas, vai buscar o produto para suas tarefas diárias", concluiu o secretário.

TAREFA É DE TODOS

Falando em nome do Legislativo mineiro, o deputado Sargento Rodrigues (PSB), que presidiu a reunião, ressaltou a preocupação com a preservação da qualidade do ar, da água e do solo, "tarefa que nos cabe, como indivíduos, empresas e nações". Lembrou que foi em função do fator qualidade e, inclusive, da preservação do meio ambiente, que se adotaram os padrões internacionais sintetizados pelos Certificados ISO. "E, ao grupo internacional instalado em Pedro Leopoldo há um quarto de século, faltava o reconhecimento por seu esforço consciencioso para não poluir o ambiente", assinalou o deputado.

O vice-presidente do Grupo Holdercim, Jorge Antônio Kattar, agradeceu a homenagem à empresa, salientando que "ela é fruto da dedicação e do árduo trabalho de nossos colaboradores na fábrica da Ciminas de Pedro Leopoldo, preocupados com o desenvolvimento sustentável".

MESA

Compuseram a Mesa, o deputado Sargento Rodrigues; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulino Cícero de Vasconcelos, representando o governador do Estado; o vice-presidente do Grupo Holdercim, Jorge Antônio Kattar; o representante da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Cláudio de Paiva Ferreira; o prefeito municipal de Pedro Leopoldo, Ademir Gonçalves; o representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Antônio Celso de Freitas; o gerente geral industrial da Holdercim, Thomaz Uebelhart; e o deputado Marcelo Gonçalves ( PDT).

 

 

 

Responsável pela informação: Eustáquio Marques- ACS - 31-2907715