Homenagem da Assembléia ao Jornal "O Tempo"

Deputados, representantes do mundo empresarial, profissionais de imprensa...

01/12/2000 - 17:05

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Homenagem da Assembléia ao Jornal "O Tempo"

Deputados, representantes do mundo empresarial, profissionais de imprensa, publicidade e propaganda estiveram presentes, na noite de quinta-feira (30/11/2000), à solenidade realizada no Plenário da Assembléia Legislativa para homenagear os quatro anos de circulação do jornal "O Tempo".

Autor do requerimento que deu origem à homenagem, o deputado Paulo Pettersen (PMDB) destacou em seu discurso o alcance do jornal, com uma circulação diária de 35 mil exemplares, distribuídos em Belo Horizonte e em mais outras 310 cidades mineiras, além do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, tendo à frente da empresa o empresário e deputado federal Vitório Mediolli, "italiano de nascimento e mineiro de coração".

Para o deputado Pettersen, "O Tempo" firmou-se, nesses quatro anos, pelo interesse despertado em todos os que o lêem, "uma legião de subscritores de informação quotidiana, graças à sua linha editorial compromissada exclusivamente com a opinião pública, e à leveza de sua diagramação moderna e atraente".

Também o deputado Ivair Nogueira (PMDB) ocupou a Tribuna para saudar a direção e todos os profissionais de "O Tempo", "pelo jornalismo de qualidade e, acima de tudo, ético e respeitoso que produzem diariamente, ganhando desde suas primeiras edições respaldo de todos os setores da sociedade mineira".

Ivair Nogueira destacou, também, a edição, pelo mesmo grupo, do "Jornal da Pampulha", e o parque gráfico instalado em Contagem, trazendo inúmeros benefícios à região. Ele encerrou seu discurso transmitindo ao deputado Vitório Mediolli, aos diretores do jornal, aos jornalistas e demais profissionais, "os votos de muitas felicidades, e, sobretudo, de muitos anos de vida, porque precisamos sempre da pluralidade da informação". "E é com uma imprensa cada vez mais livre que Minas Gerais vai mostrar ao País a força de um Estado sempre atento aos ideais democráticos que devem prevalecer no Brasil", afirmou.

Falando em nome do Legislativo mineiro, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), disse que o jornal "O Tempo" tem inovado na técnica editorial e na orientação política da imprensa mineira. "A objetividade na cobertura dos fatos e a serenidade na análise editorial é a sua marca mais forte, o que explica a inserção do jornal na cultura de Minas", analisou.

Para Anderson Adauto, o diretor do jornal soube escolher os colaboradores, cercando-se de homens como Odin Andrade, na orientação jornalística inicial, e Luiz Tito, hoje afastado do jornal por circunstâncias de enfermidade. "Eles deram a Mediolli o entendimento da alma mineira - e deram-na de tal maneira que o empresário, embora nascido na Itália, é, hoje, representante do povo mineiro na Câmara Federal", prosseguiu.

Ao concluir, o presidente da Assembléia assinalou que o Legislativo mineiro, "que sempre manteve as melhores relações com a imprensa do Estado, sente-se honrado em manifestar seu reconhecimento aos serviços que "O Tempo" vem prestando à sociedade mineira". "E reitero os meus cumprimentos aos diretores, redatores e colaboradores deste importante veículo de comunicação", finalizou.

AGRADECIMENTO

O diretor-presidente do jornal "O Tempo", deputado Vitório Mediolli, agradeceu a homenagem falando do orgulho e da emoção que sentia pela comemoração dos quatro anos de circulação do jornal. "Esses quatro anos de circulação serviram para que o jornalismo mineiro mudasse para melhor. O jornal introduziu novos parâmetros éticos e estéticos. Estéticos em virtude de um projeto gráfico moderno, que agrada o leitor e facilita a leitura; ético por respeitar a verdade dos fatos e a liberdade de opinião, sem manipular os acontecimentos e idéias", frisou Mediolli.

O diretor do jornal revelou, ainda, que muitos leitores de Minas não estavam acostumados com um jornalismo isento, e estranharam o estilo de "O Tempo", "alguns até reclamavam, pela liberdade com que circulavam opiniões conflitantes em nossas páginas". "Foi uma honra para mim lançar e cuidar dos primeiros passos desse jornal, mas devo confessar que se tratou de um esforço imenso. "O Tempo" mudou a minha vida radicalmente e me submeteu a uma constante provação. Graças a Deus, estamos de pé e comemorando, nesse Parlamento, junto com nossos colaboradores competentes e abnegados, os melhores de Minas," concluiu Mediolli.

MESA

Compuseram a Mesa, além do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), o diretor-presidente do jornal "O Tempo", Vitório Mediolli; o deputado Paulo Pettersen (PMDB); deputado Ivair Nogueira (PMDB); o representante da Associação Comercial de Minas, Paulo Roberto Brandão Souza; e o prefeito eleito de Betim, Carlaile de Jesus Pedrosa.

Responsável pela informação: Eustáquio Marques- ACS - 31-32907715