TV Assembléia chega a Muriaé

Muriaé, na Zona da Mata, é a 26ª cidade a receber o sinal da TV Assembléia em Minas Gerais. A inauguração será na pró...

08/11/2000 - 15:33

TV Assembléia chega a Muriaé

Muriaé, na Zona da Mata, é a 26ª cidade a receber o sinal da TV Assembléia em Minas Gerais. A inauguração será na próxima segunda-feira (13/11/2000), às 15 horas, no Teatro Zaccaria Marques. Os moradores poderão acompanhar a programação da TV no canal 48, da banda UHF. A TV Assembléia transmite as reuniões de Plenário e das Comissões, entrevistas, debates e a cobertura jornalística de tudo o que acontece no Legislativo. A ampliação do sinal da TV para o interior do Estado faz parte do Projeto IntegraMinas, de interiorização das ações da Assembléia de Minas.

História - Utilizando os benefícios da lei que regulamenta a TV a cabo, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais foi a primeira casa legislativa do País a colocar em operação o seu canal de TV, em 30 de novembro de 1995, exatamente às seis horas da tarde.

A TV entrou no ar com duas horas de produção diária, reprisadas duas vezes, totalizando seis horas de programação. Partindo de uma estrutura acanhada, de produtora, a TV ampliou seus estúdios, inaugurou uma nova sede dois anos depois, em 1998, e se organizou internamente nos moldes de uma tevê comercial, com chefias de Redação, Reportagem, Operações e Administrativa.

Com avanços tecnológicos permanentes, a TVA começou a investir no alcance do seu sinal, a partir de 1998, passando a operar uma banda do satélite Brasilsat B3. Isso permitiu a chegada de suas imagens a outras seis cidades que operam sistema a cabo e vai permitir a expansão para todas as demais cidades mineiras, através de sinal aberto, em retransmissoras VHF e UHF.

Paralelamente à evolução técnica e organizacional, após o primeiro ano de funcionamento, a TV Assembléia implantou uma grade de programação, com 12 horas diárias, e foi ampliando até chegar às 17 horas diárias atuais, de 7h30 a 0h30, nos dias úteis, e de 12h a 0h, aos sábados, domingos e feriados.

A programação básica consta de transmissões ao vivo e gravação na íntegra das reuniões do Plenário e das Comissões, dos Ciclos de Debate, Fóruns Técnicos e Seminários, além dos cursos e ciclos de palestras promovidos pela Escola do Legislativo. Também são produzidos programas de debates em estúdio – "Assembléia Debate" e "Procon Assembléia" – e jornalísticos.

Recentemente a TV passou a investir em programação cultural, dando espaço às produções do teatro do Espaço Político-Cultural, e tem ampliado sua produção de vídeos institucionais destinados à formação de cidadania.

O carro-chefe da programação é o jornalístico "Repórter Assembléia", que cobre tudo o que acontece na Assembléia e os principais fatos políticos do estado e do Congresso Nacional, com 24 minutos de duração, que vai ao ar todos os dias úteis em duas edições, às 19h e 22h, com reprises às 24h e às 7h30 e 13h do dia seguinte.

A partir dele, de suas reportagens, análises e flashes apresentados durante toda a programação, a TV Assembléia começa a firmar um perfil de canal de notícias estruturado para fornecer informação instantânea e de qualidade, durante todo o dia, de forma a contribuir no fortalecimento do Legislativo e na formação do cidadão.

 

Responsável pela informação - Francisco Mendes - ACS - 31-32907715