Posse da Diretoria da CDL/BH

A nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) foi empossada na noite de segunda-feira ...

24/10/2000 - 19:27

Posse da Diretoria da CDL/BH

A nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) foi empossada na noite de segunda-feira (23/10/00), em solenidade realizada no Plenário da Assembléia Legislativa, na presença de diversos deputados, políticos, diretores e trabalhadores da entidade. Na mesma solenidade, comemorou-se o quadragésimo aniversário de fundação da CDL/BH.

Autor do requerimento que deu origem à solenidade, o deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL) enalteceu o trabalho da CDL/BH e destacou o esforço dos pioneiros Antônio Vidigal, Benzion Levy, Cássio José Monteiro França, João Rolla Filho, João Vasconcelos Porto, Oscar Nicolai, Renato Falci e Sebastião Marcelos Quadros que, em 1960, assinaram a ata de constituição do Clube de Diretores Lojistas de Belo Horizonte. "Nascia, ali, a CDL/BH, dentro do espírito de otimismo implantado no País pela tenaz, persistente e contagiante ação política de Juscelino Kubitschek", disse.

Para Navarro Vieira, não bataria à CDL/BH ter a missão institucional voltada para o mercado se suas ações operacionais não fossem coerentes com a sua ideologia. "Assim, o que me faz vir a público render homenagens à CDL é o fato de reconhecer que suas ações voltadas para o mercado consumidor mantêm a coerência entre a prática e o discurso proposto", analisou.

O deputado citou, dentre os vários serviços prestados pela CDL, a criação do Centro Internacional de Tecnologia para o Comércio; a Divisão de Pesquisa e Informação, departamento responsável pela elaboração de diagnósticos e estudos sobre o varejo; o Alerta SOS Cidadão, serviço de utilidade pública para proteção de consumidores vítimas de perda de documentos e roubo de cheques e cartões de crédito; e o Departamento de Assistência ao Consumidor (Deacon), departamento de assistência ao consumidor na solução amigável de problemas relacionados com a compra e venda de produtos e serviços.

PRÓ-CRIANÇA

Sebastião Navarro Vieira ressaltou, ainda, como grande mérito da entidade, o trabalho realizado pela CDL/BH através da "Fundação CDL Pró-Criança", que atende a 10 mil crianças em 56 creches e instituições. "Sobre esse assunto - acentuou -, apresentei à Presidência da Assembléia requerimento para que a Casa integre a campanha do Pró-Criança, de forma efetiva e permanente. Sugiro que a TV Assembléia, em parceria com a Central de Voluntariado de Minas Gerais, produza e veicule um programa de 30 minutos de duração a ser exibido todo dia 12, com o título de "Todo dia 12 é da Criança".

O deputado encerrou seu discurso expressando seus cumprimentos aos diretores cujo mandato estava terminando, aos novos diretores, aos servidores e aos consultores técnicos, "incansáveis na luta pelo bem comum dos consumidores de Belo Horizonte".

Falando em nome da Presidência da Assembléia Legislativa, o deputado Geraldo Resende (PMDB) cumprimentou os dirigentes da CDL/BH pelos 40 anos de fundação da entidade e pela posição como líder do comércio lojista de Belo Horizonte, reunindo 12 mil membros.

AGRADECIMENTO

Ao agradecer a homenagem, o presidente empossado da CDL/BH, Manoel Pereira Bernardes, falou sobre a evolução tecnológica que tem imposto um novo ritmo de negócios às empresas, que se encontram em constantes mutações para enfrentar desafios. E concluiu: "ao sermos homenageados pelo Poder Legislativo, estamos honrados e orgulhosos. Honrados pela homenagem aos 40 anos da instituição, e orgulhosos por sabermos que o Legislativo mineiro espelha o caráter de nosso povo, enfrentando com coragem os desafios para solução de questões em prol do bem comum".

POSSE

Foram empossados: presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Manoel Pereira Bernardes. Como membros do Conselho Fiscal: Jorge Marinho Rolla e Marcus Fourlan. Como suplente: Francisco Sales Dias Horta. Componentes das Diretorias Técnicas e Administrativas: 1ª-vice-presidente, Zuleica Rocha; vice-presidente Financeiro e Administrativo, Milton Reis; vice-presidente Comercial, Gilson Ribeiro; vice-presidente Jurídico, Marcelo Teixeira de Figueiredo; vice-presidente de Promoção de Negócios, Celton Andrade; vice-presidente de Assuntos Públicos e Comerciais, Paulo Cançado Gonçalves; vice-presidente de Assuntos Políticos, Afonso Lage Moretzsohn; vice-presidente de Assuntos de Tecnologia e Gestão Empresarial, Salvador O`hana; vice-presidente de Assuntos de Comunicação, Júlio Gomes Ferreira; e presidente do Centro de Desenvolvimento Lojista de Belo Horizonte, Anderson Borges.

Encerrando a solenidade, o deputado Geraldo Rezende fez a entrega ao presidente da CDL/BH, Manoel Pereira Bernardes, de uma placa alusiva ao evento.

MESA

A solenidade foi presidida pelo deputado Geraldo Rezende (PMDB), que compôs a Mesa com o líder do Governo na Assembléia, deputado Sávio Souza Cruz (PSB), representando o governador Itamar Franco; o presidente empossado da CDL/BH, Manoel Pereira Bernardes; o ex-presidente da CDL/BH, Nirlando Moacir de Miranda; o presidente das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, Sebastião Alves Silva; o presidente em exercício da Fiemg, Luiz de Paula Ferreira; o deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL) e o deputado federal Aécio Neves (PSDB/MG).

Responsável pela informação - Eustáquio Marques - ACS - 31-2907715