Presidente da Alemg recebe Medalha Gustavo Capanema

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), recebe, nesta quarta-feira (06/09/2000), às ...

05/09/2000 - 18:00

Presidente da Alemg recebe Medalha Gustavo Capanema

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), recebe, nesta quarta-feira (06/09/2000), às 10 horas, no Auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1.600), a Medalha "Gustavo Capanema". Ele é um dos 100 agraciados com a medalha, outorgada pela Comissão Especial do Centenário de Gustavo Capanema, presidida pelo ex-senador Murilo Badaró. A medalha está sendo oferecida às personalidades que mais se destacaram pela contribuição para o desenvolvimento de Minas Gerais nas áreas de cultura e educação. Outros homenageados são o governador Itamar Franco; o vice-governador Newton Cardoso; o presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Lélis Santiago; o cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo; o reitor da UFMG, Francisco César de Sá Barreto; e os deputados estaduais Dalmo Ribeiro Silva (PSD) e Antônio Júlio (PMDB).

A medalha tem o objetivo de agraciar "todos aqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para o prestígio e a projeção da terra mineira" e será entregue uma única vez, a fim de marcar o centenário de nascimento de Gustavo Capanema e os 70 anos de criação da Secretaria de Estado da Educação. O Decreto 41.141, que instituiu a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Gustavo Capanema, é de 27 de junho deste ano. Na solenidade, o presidente Anderson Adauto - que será agraciado pelo governador Itamar Franco - entregará a medalha a 10 pessoas da família do ex-governador e ex-ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema. Durante o evento, vão discursar o governador Itamar Franco; o presidente da Comissão Especial do Centenário, Murilo Badaró; e o secretário de Estado da Educação, Murílio Hingel.

HOMENAGEM DA ASSEMBLÉIA

O Legislativo mineiro promoveu Reunião Especial, no último 10 de agosto, para comemorar o centenário de nascimento de Gustavo Capanema - advogado, professor de História da Literatura Brasileira e de Psicologia Educacional, ministro da Educação e Saúde Pública do Governo Getúlio Vargas e senador. Na mesma data, foi dado o nome do ex-senador ao Espaço Político-Cultural da Assembléia (que compreende o Teatro, a Galeria de Arte e a Tribuna Popular). O requerimento solicitando a Reunião Especial foi do presidente Anderson Adauto (PMDB) e outros, tendo em vista também proposta da Comissão Especial de Comemoração do Centenário de Nascimento de Gustavo Capanema, encaminhada à Assembléia pelo secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo.

Na solenidade, que contou com a presença do ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, foi lançado, ainda, pelos Correios, no Salão Nobre, selo comemorativo do centenário do nascimento de Capanema. O selo, criado pela artista Thereza Regina Barja Fidalgo, terá uma tiragem de 1.440.000 unidades.

Responsável pela informação - Fabiana Oliveira - ACS - 31-2907715