Sind-Med denuncia problemas no Júlia Kubitschek

O presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Ricardo Menezes Macedo, participou da reunião da Comissão de S...

31/08/2000 - 08:43

Sind-Med denuncia problemas no Júlia Kubitschek

O presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Ricardo Menezes Macedo, participou da reunião da Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (30/08/2000) e denunciou a omissão e o descaso da Secretaria de Estado da Saúde perante problemas no Hospital Júlia Kubitschek e em todo o sistema de saúde do Estado que, segundo ele, não tem política de saúde.

Macedo explicou que apesar de o Hospital ser uma referência no tratamento da tuberculose, ele tem elevados índices de infectividade de outros pacientes, chegando à contaminação, inclusive, de membros da equipe médica. De acordo com ele, há uma necessidade emergencial de se isolar os pacientes tuberculosos, para coibir outros contágios, e de se adotar medidas de controle da doença, como o acompanhamento domiciliar dos pacientes, orientando e cobrando a continuidade do tratamento. Declarou também ser de primordial importância o período de ociosidade (descanso) dos médicos que atendem na instituição, para que eles estejam em plenas condições físicas e psicológicas para clinicar.

Ricardo Macedo declarou que, ao encaminhar ao secretário de Estado da Saúde, general Carlos Patrício, relatório sobre os problemas enfrentados no hospital e os pedidos urgentes para melhorar essa situação, foi recebido com agressividade. Macedo disse que, em reunião anterior, o secretário já havia declarado que a Secretaria não dispõe de equipe suficiente para trabalhar nem de um plano de ação a seguir, confessando, inclusive, "não entender nada de saúde". O presidente do Sindicato pediu o empenho da Comissão para pressionar o governo e adotar as medidas urgentes mencionadas.

PARECERES APROVADOS

Foram aprovados pareceres de 2º turno dos Projetos de Lei 610/99 e 615/99 e as emendas ao Projeto de Lei nº 46/99. O PL 610/99, de autoria do deputado João Pinto Ribeiro (PTB), dispõe sobre a impressão do quadro de vacinas infantis nas embalagens de leite dos tipos "C" e "B" e o Projeto de Lei nº 615/99, do deputado Gil Pereira (PPB), institui a obrigatoriedade de realização de exames de prevenção do câncer de próstata nos hospitais e centros de saúde da rede pública estadual. O relator dos projetos, deputado Pastor George (PL), opinou pela aprovação de ambos, na forma do vencido em 1º turno.

Também foi aprovado o parecer sobre as emendas nºs 1, 2, e 3, apresentadas ao PL 46/99, que cria o Conselho Estadual de Saneamento Básico e dá outras providências. O relator foi o deputado Dimas Rodrigues (PMDB).

REQUERIMENTOS

Foram aprovados ainda, durante a reunião, os seguintes requerimentos: do deputado Sargento Rodrigues (PSB), que requer audiência pública da Comissão, conjuntamente com as Comissões de Administração Pública e de Direitos Humanos, com a finalidade de se debater o atendimento à saúde prestado pela PMMG aos militares estaduais, especialmente as situações referentes a militares portadores de algum tipo de incapacidade ou doença que permanecem em atividade; do deputado João Batista de Oliveira (PDT), que requer audiência pública para se debater a regulamentação da Lei nº 12.687, de 1º/12/97, que dispõe sobre a produção de medicamentos fitoterápicos no Estado; do deputado Pastor George, que requer seja promovido um debate na Comissão de Saúde sobre ‘erro médico’; em outro, o deputado solicita que sejam convidados o secretário da Saúde, o superintendente da Fhemig e o diretor do Hospital Júlia Kubitschek, com a finalidade de se discutir problemas no funcionamento daquele Hospital, especialmente a propagação de doenças infecciosas; do deputado Carlos Pimenta (PSDB), que requer reunião conjunta da Comissão com a Comissão de Direitos Humanos, para se debater o estágio atual do Programa Estadual de Prevenção do Câncer de Mama; do deputado Miguel Martini (PSDB), que requer seja convidada a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais, na pessoa de Edilson Correia de Moura para falar sobre assuntos do setor.

PRESENÇAS

Participaram da reunião os deputados Miguel Martini (PSDB), presidente da Comissão; Pastor George (PL) e Dimas Rodrigues (PMDB), além do deputado João Leite (PSDB).

 

 

 

Responsável pela informação Paula Patrícia - ACS - 31-2907715