Comissão Especial do São Francisco aprecia relatório final

A Comissão Especial do Rio São Francisco tem reunião marcada para esta quarta-feira (23/08/2000) a fim de apreciar o ...

22/08/2000 - 08:28

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Comissão Especial do São Francisco aprecia relatório final

A Comissão Especial do Rio São Francisco tem reunião marcada para esta quarta-feira (23/08/2000) a fim de apreciar o relatório final dos trabalhos, de autoria do deputado Carlos Pimenta (PSDB). O encontro será às 16h30min, no Auditório (andar SE do Palácio da Inconfidência). A comissão, cujos trabalhos tiveram início em 7 de abril, foi criada para proceder a estudos sobre a transposição das águas do Rio São Francisco e sobre a revitalização de seus afluentes. O requerimento solicitando a sua instalação é do deputado Marco Régis (PPS) - que também é presidente da Comissão - e outros.

Entre as atividades realizadas pela Comissão Especial, destacam-se uma visita à nascente do Rio São Francisco, no dia 15 de junho, seguida de audiência pública com a presença de diversos convidados e deputados federais. A nascente está na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas. Na audiência do dia 15, promovida na sede do Legislativo, foi enfatizada a necessidade de se promover a revitalização do rio antes de executar a transposição de suas águas. Participaram desse debate os deputados federais Henrique Eduardo Alves, Marcondes Gadelha, Fernando Gabeira, José Rafael Guerra Pinto Coelho, Cleuber Carneiro (PFL/MG), Betinho Rosado, Maria do Carmo Lara (PT/MG), Philemon Rodrigues (PMDB/MG), Regis Cavalcanti, Ronaldo Vasconcellos (PFL/MG), além do secretário de Recursos Hídricos do Ministério da Integração Nacional, Rômulo Macedo, e do diretor de Obras de Cooperação do Exército Brasileiro, general Ênio Magalhães.

A Comissão Especial deverá, no relatório final dos trabalhos, levar em consideração também as conclusões do Ciclo de Debates sobre transposição das águas do Rio São Francisco, que aconteceu nos dias 19 e 20 de junho deste ano. No Ciclo de Debates, foram discutidos os impactos sociais, ambientais, técnicos e jurídicos da transposição, bem como as expectativas e demandas dos Estados envolvidos. Os deputados também ouviram técnicos sobre o tema.

Quem integra a comissão - O presidente da Comissão Especial é o deputado Marco Régis (PPS) e o vice, o deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB). Também a integram os deputados Doutor Viana (PDT), Sebastião Costa (PFL), além do relator, Carlos Pimenta (PSDB). São suplentes os deputados Bené Guedes (PDT), Bilac Pinto (PFL), Dimas Rodrigues (PMDB), Elbe Brandão (PSDB) e Wanderley Ávila (PPS).

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Fabiana Oliveira- ACS - 31-2907715