Comissão Debateu Poluição do Rio das Mortes

As Comissões do Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Saúde realizaram, nesta terça-feira (06/06/00) , na cidade de ...

07/06/2000 - 16:54

alinfor.gif (4077 bytes)


 

Comissão Debateu Poluição do Rio das Mortes

 As Comissões do Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Saúde realizaram, nesta terça-feira (06/06/00) , na cidade de Barbacena, Audiência Pública para debater com autoridades da região questões ambientais relacionadas com o Rio das Mortes. A reunião aconteceu no Auditório do Sindicato Rural de Barbacena e foi presidida pelo deputado Cabo Morais (PL), com participação do deputado Edson Rezende (PSB), representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), prefeitos e secretários municipais de Barbacena, Barroso, São João Del -Rei, Antônio Carlos,Santa Rita do Ibitipoca, Tiradentes, Dores de Campos, entre outros.

Na abertura da reunião, o deputado Édson Rezende afirmou que " a história de Barbacena está ligada ao Rio das Mortes, hoje condenado por assoreamento, ausência de matas ciliares, poluição por esgotos sanitários e dejetos industriais, e que a reunião da Comissão de Meio Ambiente e da Comissão de Saúde busca sensibilizar as comunidades para problema.

RIO DA VIDA

Ficou estabelecido durante a reunião que cinco municípios, Barbacena, Antônio Carlos, Barroso, São João Del-Rei e Tiradentes deverão empreender uma ação conjunta na busca de alternativas para a questão que aflige principalmente a população ribeirinha. O objetivo é "transformar o Rio das Mortes em Rio da Vida".

À tarde, houve manifestação de estudantes e de populares na localidade de Campo Lide, em frente à velha Estação Ferroviária.. Os manifestantes reivindicaram das autoridades a utilização do conjunto paisagístico e cultural da velha Estação, em atração ecoturística.

Responsável pela informação: Eustáquio Marques - ACS - 31-2907715