Comissão avalia indicado para Superintendência da Fhemig

A Comissão Especial instalada para analisar a indicação de Jorge Raimundo Nahas para o cargo de superintendente-geral...

09/05/2000 - 18:48

alinfor.gif (4077 bytes)


Comissão avalia indicado para Superintendência da Fhemig

A Comissão Especial instalada para analisar a indicação de Jorge Raimundo Nahas para o cargo de superintendente-geral da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) aprovou parecer do deputado Dinis Pinheiro (PSD), favorável à indicação, em reunião nesta terça-feira (09/05/2000). O indicado falou, antes, aos deputados integrantes da Comissão. Na avaliação de Jorge Nahas, a unificação da atividade hospitalar foi um passo importante para a integração das ações de saúde no Estado. Ele informou que o atendimento mais procurado na Fhemig é o de emergência e que a Fundação é responsável pelo tratamento de pacientes de alta complexidade. Entre os aspectos a serem aprimorados na gestão de Nahas, está agilizar o atendimento.

A Fhemig é composta por 22 unidades hospitalares e tem em média 50 mil internações por mês. Neste ano, serão investidos cerca de R$ 10 milhões em equipamentos e melhoramentos de espaço físico. Jorge Nahas disse que a maior despesa da Fhemig é com recursos humanos e que o orçamento para este ano é de R$ 230 milhões, o que corresponde a 1,62 % das receitas do Estado. Ele falou, ainda, sobre a necessidade de mais investimentos, mas considera a verba justa diante das outras demandas da população.

"Não se deve gerenciar pela crise. É preciso gerenciar a crise", respondeu Jorge Nahas, quando indagado sobre a situação do órgão após os acontecimentos envolvendo a última administração. Segundo ele, o processo de auditoria está sendo conduzido com cautela para que os problemas não afetem as decisões técnicas.

Currículo - Jorge Nahas é médico e especialista em Administração Hospitalar. Foi diretor da Divisão de Emergência do Hospital João XXIII e do Hospital Público Regional de Betim.

Presenças - Estavam presentes os deputados Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB), presidente da Comissão; Dinis Pinheiro (PSD); Aílton Vilela (PSDB) e Ivo José (PT).


Responsável pela informação: Ana Carolina - ACS - 31-2907715