Cipe-Rio Doce tem reunião no Espírito Santo

A Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce ...

08/05/2000 - 12:17

alinfor.gif (4077 bytes)


Cipe-Rio Doce tem reunião no Espírito Santo

A Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce), formada por deputados estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo, reuniu-se, nesta sexta feira (05/05/2000), em Vitória, na Assembléia Legislativa do Espírito Santo. A reunião teve o objetivo de debater a construção de barragens na bacia hidrográfica da região.

O deputado José Henrique (PMDB) observou que as barragens podem causar grande impacto no meio ambiente, mas que os pequenos agricultores podem ser beneficiados com obras que possibilitem a irrigação. José Henrique também disse que já foram apresentadas propostas nesse sentido ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

A importância da participação da população nas discussões foi salientada pelo deputado Ivo José (PT). "Quando a população participa, é capaz de atenuar os impactos que possam surgir", explicou. Segundo ele, também é necessário estudar os danos e as vantagens de outras barragens construídas não só no Brasil, mas também no exterior. Ivo José acredita que é através de estudos que será possível avaliar a importância das barragens e que o debate realizado não esgota as discussões sobre o tema. A próxima visita da Cipe Rio Doce está prevista para o dia 16 de julho, em Ipatinga.

Para discutir o tema estavam presentes representantes do Grupo de Estudos e Ações em Recursos Hídricos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Empresa Capixaba de Pesquisa, da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emcaper), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Espírito Santo Centrais Elétricas S/A, da Centrais Elétricas de Minas Gerais, da Associação dos Produtores Rurais Atingidos pela Usina Hidrelétrica de Aimorés (Aprapulha), do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público e da Secretaria de Estado para Assuntos de Meio Ambiente do Espírito Santo (Seama).

Estavam presentes os deputados mineiros José Henrique (PMDB), Ivo José (PT), Mauro Lobo (PSDB) e Olinto Godinho (PTB) e os deputados capixabas José Carlos Gratz (PFL) - presidente da Assembléia do Espírito Santo; Eval Galazi (PPS); e Fátima Couzi (PSDB).


Responsável pela informação: Marcela Vilas - ACS - 31-2907715