Belo Horizonte recebe Fogo Simbólico da Inconfidência

No discurso proferido durante a solenidade de Chegada do Fogo Simbólico a Belo Horizonte, nesta sexta-feira (28/04/20...

02/05/2000 - 23:47

Belo Horizonte recebe Fogo Simbólico da Inconfidência

No discurso proferido durante a solenidade de Chegada do Fogo Simbólico a Belo Horizonte, nesta sexta-feira (28/04/2000), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), lembrou que o fogo representa a purificação e o renascimento. Ele mencionou a história de luta do povo mineiro pelos ideais libertários defendido pelos Inconfidentes. O presidente Anderson Adauto disse ainda que o fogo da Inconfidência simboliza "o estímulo para o trabalho de construção a ser feito". A solenidade integrou as comemorações da Semana da Inconfidência iniciada no último dia 24, na cidade de Tiradentes.

Ao som do Hino Nacional, o deputado Anderson Adauto (PMDB); o secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Lopes - que representou o governador Itamar Franco - e o desembargador Murilo Pereira, representante do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Lélis Santiago, hastearam respectivamente as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte. Na cerimônia, foi apresentado o "Concerto da Inconfidência", executado pela Banda da Companhia da Polícia de Guardas da PMMG.

Conduzido por atletas do 12º Batalhão de Infantaria Lomas Valetinas da Polícia Militar, o fogo Simbólico foi aceso no dia 24, na cidade de Tiradentes, e passou por vários municípios até chegar a Belo Horizonte. Sob o Toque de Vitória do regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, o atleta da Polícia Militar, tenente Rodrigo Ferreira Goriacan, foi convidado a acender a Pira da Liberdade, situada no hall das Bandeiras. Em seguida, os atletas da Academia de Polícia Militar receberam o fogo, que foi conduzido à cidade de Itabirito, de onde segue, amanhã cedo, para Ouro Preto, local da cerimônia de encerramento da Semana da Inconfidência.

Participaram da solenidade os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSD), Rêmolo Aloise (PFL) e José Braga (PDT), de oficiais do Exército e da Aeronáutica, de secretários municipais, deputados federais e dos alunos da Escola Estadual Pandiá Calógeras.


Responsável pela informação: Anderson Pereira - ACS - 31-2907715