CPI das Barragens visita obras na região de Araçuaí

A CPI das Barragens visitou, nesta quinta e sexta-feiras (13 e 14/04/2000), barragens construídas pelo Estado na regi...

18/04/2000 - 23:47

CPI das Barragens visita obras na região de Araçuaí

A CPI das Barragens visitou, nesta quinta e sexta-feiras (13 e 14/04/2000), barragens construídas pelo Estado na região de Araçuaí. A Comissão apura a malversação de recursos na construção de pequenos barramentos na região afetada pelas secas no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. De acordo com o presidente da CPI, deputado Marcelo Gonçalves (PDT), foram visitados mais de seis barramentos em Francisco Badaró, Berilo, Itinga e em Araçuaí. Segundo ele, a maioria das barragens estão destruídas.

Na avaliação de Gonçalves, o projeto de construção dos pequenos barramentos era excelente, mas o serviço executado não teve qualidade e depois de três meses a edificação estava no chão. Ele informou que o prefeito de Berilo construiu três barragens por R$ 18 mil cada, enquanto que o Estado gastou R$ 70 mil na construção de outras três que estão destruídas. "Fizeram barragens superfaturadas e de péssima qualidade", afirmou.

Na próxima terça-feira (18/04/2000), de acordo com o parlamentar, a Comissão se reúne para ouvir representantes das empreiteiras que executaram as obras; da Copasa, que as contratou; e do Ministério Público. Segundo ele, as empreiteiras, até o ano 2001, têm responsabilidade nos barramentos, portanto ainda há tempo para reparar o estrago.

Também visitaram as barragens o vice presidente da CPI, deputado Bilac Pinto (PFL), e a relatora, deputada Maria José Haueisen (PT).


Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715