Comissão recebe convidados e discute a importância do lazer

O deputado Fábio Avelar (PPS) foi eleito presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio nesta terça-feira (1...

18/04/2000 - 23:47

Comissão recebe convidados e discute a importância do lazer

O deputado Fábio Avelar (PPS) foi eleito presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio nesta terça-feira (11/04/2000). A deputada Elbe Brandão (PSDB), que havia renunciado ao cargo, foi eleita vice-presidente. Após a eleição, a Comissão recebeu convidados do Centro de Lazer e Recreação (Celar) da Universidade Federal de Minas Gerais. Os professores Cristiane Luce Gomes Werneck, Hélder Ferreira Isayana e Leila Mirtes Magalhães Pinto falaram sobre o lazer como atividade turística e de como este transformou-se em um negócio rentável.

A indústria do entretenimento, segundo Cristiane Werneck, vem crescendo no País, mas ainda é uma "mercadoria de luxo considerada supérflua". Segundo ela, as pessoas tendem a enxergá-la como um momento de fuga ou de "não trabalho". "O lazer, na Constituição, tem a mesma importância que qualquer outro direito do homem. E é produtor de cultura e de outros valores", finalizou a professora.

Hélder Isayana salientou a importância de uma boa formação do profissional que atua na área. Segundo ele, é preciso ampliar o conhecimento acadêmico do que é o de lazer, de forma geral. O lazer, para o professor, é dividido em conteúdos culturais específicos: físico e esportivo, social, artístico, intelectual, manual e turístico. O profissional tem que ampliar seus conteúdos culturais e suas realizações para democratizar os meios de proporcionar lazer à população.

Discutir o lazer em conjunto com as atividades turísticas é novidade. A deputada Elbe Brandão disse que, internacionalmente, só é considerada turística a atividade que faz a pessoa se locomover e permanecer em outra localidade por, no mínimo, 24 horas. Sendo assim, não é visto como turista aquele que vai até um hotel fazenda, com a intenção de entretenimento, por exemplo, dentro do próprio município. Já Leila Mirtes falou sobre a impossibilidade de um país com problemas como fome e emprego pensar em atividades de lazer como direito social.

A Comissão também votou e aprovou diversos requerimentos. Participaram da reunião os deputados Fábio Avelar (PPS), Alberto Bejani (PFL), João Pinto Ribeiro (PTB) e a deputada Elbe Brandão (PSDB).


Responsável pela informação: Marcela Vilas - ACS - 31-2907715