Reunião em Monte Azul discute febre aftosa
A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial realizou, na última quinta-feira (06/04/2000), audiência pública...
17/04/2000 - 23:48Reunião em Monte Azul discute febre aftosa
A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial realizou, na última quinta-feira (06/04/2000), audiência pública na cidade de Monte Azul, para discutir a erradicação da febre aftosa na chamada "Área Tampão", que engloba os estados do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Espírito Santo e parte de Minas Gerais. No Estado, as áreas visadas são o norte e centro e a região do Mucuri. Segundo o presidente da Comissão, deputado João Batista de Oliveira (PDT), com a erradicação da doença os produtos agropecuários do Estado serão valorizados, o que facilitará a exportação. "É preciso que o produtor rural invista para conseguir maiores ganhos", complementou.O presidente comentou que o rebanho bovino do Estado é de ótima qualidade, devido à alimentação natural e não através de ração. Com a conquista do certificado de erradicação da febre aftosa, além de ganhar o mercado internacional, a região terá grandes investimentos de indústrias agropecuárias. Ele acrescentou, ainda, que atrair estas indústrias é importante para alavancar o crescimento do norte de Minas.
Além da presença de várias autoridades ligadas ao desenvolvimento agropecuário da região, também participaram representantes dos pequenos produtores rurais de Monte Azul; do Governo da Bahia; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Azul; o diretor geral do Instituto Mineiro de Agricultura (IMA); o presidente da Câmara Municipal de Monte Azul; o diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudenor); o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Ronaldo Mota Dias; o prefeito de Monte Azul, Paulo Dias Moreira e os deputados Carlos Pimenta (PSDB), Dimas Rodrigues (PMDB) e João Batista de Oliveira (PDT), presidente da Comissão.
Responsável pela informação: Ana Carolina - ACS - 31-2907715