TV Assembléia será inaugurada em Diamantina no dia 10
A partir desta segunda-feira (10/04/2000), os moradores de Diamantina poderão acompanhar as atividades do Legislativo...
17/04/2000 - 23:48TV Assembléia será inaugurada em Diamantina no dia 10
A partir desta segunda-feira (10/04/2000), os moradores de Diamantina poderão acompanhar as atividades do Legislativo estadual pela TV Assembléia (canal 27 em sinal aberto). A interiorização da TV faz parte do Projeto "Integra Minas", que tem como objetivo contribuir para a construção da cidadania por meio da conscientização dos direitos de cada um, abrindo espaços para a participação da sociedade na discussão de temas de seu interesse. A solenidade de inauguração será na segunda-feira, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de Diamantina, onde haverá um debate sobre Lei de Responsabilidade Fiscal e Segurança Pública. Serão distribuídas também informações sobre o calendário eleitoral. Em seguida, acontecerá a solenidade de inauguração.Uma das prioridades da Mesa, o Programa de Interiorização das Ações da Assembléia Legislativa busca fazer com que a Alemg esteja presente em todas as regiões mineiras. A descentralização dos trabalhos, que é uma das diretrizes da Mesa para o biênio 1999/2001, pretende um maior envolvimento da sociedade com os processos de decisão das questões do Estado. Dentro desta concepção, as Comissões vêm realizando audiências públicas em cidades que demandam a presença da Assembléia. No ano passado, ainda, os seminários legislativos "Desemprego e Direito ao Trabalho" e "Construindo a Política de Educação Pública em Minas Gerais" foram precedidos por 10 reuniões realizadas em cidades-pólo do interior mineiro - quando a população pôde conhecer, discutir e contribuir para os temas. Outra ação com o mesmo objetivo foi o projeto "Construindo o Orçamento Participativo", realizado em pareceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).
TV Assembléia
Outra iniciativa, dentro do Programa de Interiorização das Ações da Assembléia Legislativa, é a ampliação da área de influência da TV Assembléia, que deverá alcançar os pontos mais distantes do Estado e as localidades próximas das fronteiras - onde a influência de canais externos, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo, é muito forte. Hoje, os sinais da TV Assembléia estão chegando a 14 municípios mineiros. Outros 119 municípios já assinaram convênio com a TV e, até o final deste ano, a previsão é de que 250 cidades tenham assinado convênio para passarem a integrar a rede do Legislativo mineiro. Numa primeira etapa, 19 municípios já estão se preparando para repetir os sinais da TV Assembléia e quatro estão programados para iniciar a transmissão imediatamente. No dia 10, será inaugurada a TV Assembléia em Diamantina; no dia 14, em Uberaba e, no dia 27, em Tarumirim e Leopoldina.
A TV Assembléia está no ar desde novembro de 1995 e transmite as reuniões de Plenário e Comissões, além de debates institucionais, fóruns técnicos, seminários e teleconferências. Primeira emissora legislativa instalada no País, a TV opera com 18 horas de transmissão diárias de segunda a sexta-feira e 12 horas aos sábados, domingos e feriados. Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Caratinga, Araguari, Uberlândia e Divinópolis são as cidades que já recebem o sinal da TV pelo sistema a cabo. Pelo sinal aberto, as cidades de Patrocínio, Almenara, Joaíma, Itaobim, Pedra Azul, Pará de Minas e Minas Novas.
Responsável pela informação: Ana Carolina - ACS - 31-2907715