Assembléia homenageia Sociedade Mineira de Engenheiros
A Assembléia Legislativa realizou Reunião Especial na noite desta quinta- feira (30/03/2000) para homenagear a Socied...
04/04/2000 - 23:49Assembléia homenageia Sociedade Mineira de Engenheiros
A Assembléia Legislativa realizou Reunião Especial na noite desta quinta- feira (30/03/2000) para homenagear a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) pelos 69 anos de sua fundação. A solenidade foi presidida pelo deputado Marco Régis (PPS) e contou com a presença de diversos deputados, diretores, engenheiros associados e servidores da entidade. O deputado Fábio Avelar (PPS), autor do requerimento que deu origem à homenagem, saudou a sociedade fundada em 4 de fevereiro de 1931, que teve como primeiro presidente Joaquim Furtado de Menezes. Ele destacou a importância da entidade para seus associados ao longo dos 69 anos de existência - "dedicados à valorização dos profissionais de Engenharia na importante tarefa de edificação da infra- estrutura, suporte no qual se assentam os pilares do desenvolvimento".A saudação em nome da Assembléia foi feita pelo deputado Marco Régis. Ele lembrou que grande parte da infra-estrutura de que dispomos se deve à ousadia de nossos profissionais de Engenharia, como o Caminho Real à época do Brasil Colônia; as linhas férreas do barão de Mauá; a ferrovia Curitiba-Paranaguá; as barragens de Furnas, Três Marias e Itaipu e a ponte Rio-Niterói, entre outras. O deputado encerrou sua fala solicitando a colaboração dos profissionais que ajudaram a consolidar a oitava economia do mundo para estabelecerem a solidariedade entre os brasileiros.
A presidenta da SME, Heleni de Mello Fonseca, agradeceu a homenagem, lembrando os profissionais que construíram a história da entidade. Hoje são mais de 10 mil associados, entre engenheiros, arquitetos e agronômos. "Quem consultar os arquivos históricos da sociedade encontrará um registro minucioso de cada etapa da transformação do Estado de Minas Gerais e do País, bandeiras que foram erguidas nesses anos", afirmou, citando o empenho pela criação da Cemig; o esforço na afirmação da siderurgia brasileira, referindo-se à criação da Usiminas; o plano rodoviário nacional e a defesa do petróleo brasileiro, entre outros. No encerramento da solenidade, Heleni Fonseca recebeu do deputado Marco Régis uma placa alusiva ao evento.
MESA
Compuseram a Mesa dos trabalhos, além do deputado Marco Régis, a presidenta da SME, Heleni Mello Fonseca; o secretário-adjunto de Estado do Meio Ambiente, Cláudio Guerra; o presidente do Conselho de Engenharia e Arquitetura, Marcos Túlio de Melo; o diretor da Cemig, Aloísio Vasconcelos; o deputado Fábio Avelar e o engenheiro José Roberto Vasconcelos.
Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 31-2907715