Jarbas Passarinho não vê mais espaço para o militarismo

O ex-senador, ex-ministro e presidente da Fundação Milton Campos, Jarbas Passarinho, em entrevista coletiva na Assemb...

04/04/2000 - 23:49

Jarbas Passarinho não vê mais espaço para o militarismo

O ex-senador, ex-ministro e presidente da Fundação Milton Campos, Jarbas Passarinho, em entrevista coletiva na Assembléia nesta quinta-feira (30/3/00), avaliou o atual cenário político nacional como o período das alianças que, segundo ele, apesar de serem necessárias, tiram a identidade do governo.

Militar reformado, o ex-senador, convidado por Fernando Henrique Cardoso para compor o Conselho da República - que se reúne nos casos de estado de guerra, calamidade pública e estado de sítio - destacou o mérito do Exército em "salvar o País da comunização". Porém, ressaltou que hoje, mesmo considerando a atual crise por que passa o País e a violência que o assola, não há mais espaço nem possibilidades para o militarismo ou para golpes de Estado.

Perguntado sobre sua opinião acerca da relação do governador Itamar Franco com o presidente Fernando Henrique, Jarbas Passarinho respondeu que "ninguém escapa de seu contestador dentro de sua área".

Finalizando a entrevista, e respondendo a questões sobre a ditadura militar, ele disse que o regime foi autoritário e não totalitário, e que não se pode julgar a história pelo modelo de hoje, devendo-se considerar os fatos nas respectivas épocas em que ocorreram.


Responsável pela informação: Erika Fam - ACS - 31-2907715