Comissão de Saúde visita manicômio de Barbacena

A Comissão de Saúde visitou na última terça-feira (28/03/2000) o Manicômio Judiciário Jorge Vaz, na cidade de Barbace...

04/04/2000 - 23:49

Comissão de Saúde visita manicômio de Barbacena

A Comissão de Saúde visitou na última terça-feira (28/03/2000) o Manicômio Judiciário Jorge Vaz, na cidade de Barbacena. A ação da Comissão foi motivada por várias denúncias, veiculadas pela imprensa, de irregularidades como maus tratos aos pacientes.

Os deputados Edson Rezende (PSB), presidente da Comissão, Cristiano Canêdo (PTB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSD), autor do requerimento solicitando a visita, estiveram no local e constataram falta de medicamentos e superlotação. Conforme informação do deputado Edson Rezende, no manicômio encontram-se mais de 170 pacientes, sendo que o número adequado seria de 110 internos.

O presidente da Comissão de Saúde disse, ainda, que é necessário que se mude a concepção da instituição. "O que encontramos lá foi uma estrutura de penitenciária, e não de um hospital psiquiátrico", revelou o deputado. Ele disse, também, que há carência de profissionais e falta de trabalho de terapia ocupacional para os internos. "Entendemos que lá estão doentes mentais e, portanto, devem ser tratados como tal", completou Edson Rezende.

A Comissão irá elaborar um relatório da visita, que deverá estar concluído até a próxima quinta-feira. Conforme a assessoria da Comissão, o documento será enviado à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e à Vigilância Sanitária do Estado.


Responsável pela informação: Anderson Pereira - ACS - 31-2907715