Comissão discute desnutrição no Estado

A Comissão de Saúde ouviu nesta quinta-feira (30/03/2000) os esclarecimentos da coordenadora do Programa de Ações de ...

04/04/2000 - 23:49

Comissão discute desnutrição no Estado

A Comissão de Saúde ouviu nesta quinta-feira (30/03/2000) os esclarecimentos da coordenadora do Programa de Ações de Combate às Carências Nutricionais, Maria Beatriz Monteiro de Castro Lisboa, sobre os problemas de desnutrição em Minas Gerais. O programa, de iniciativa do Ministério da Saúde, foi implementado em 1998 com o objetivo de avaliar e custear as soluções para os problemas ligados à alimentação nos municípios brasileiros.

O motivo do convite à coordenadora do programa, segundo o deputado Carlos Pimenta (PSDB), foi a necessidade de esclarecimento de várias reclamações feitas por municípios mineiros, principalmente da região de Montes Claros, de que o dinheiro do programa estaria sendo repassado somente àquelas cidades integradas à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ou ao Programa Comunidade Solidária.

A coordenadora alegou que o acesso aos recursos do Ministério é aberto para qualquer município brasileiro. Ela explicou ainda que, para as prefeituras receberem o benefício, é necessário que cada uma desenvolva ações ou projetos que combatam as carências nutritivas e mantenham um sistema de vigilância alimentar. Maria Beatriz afirmou que atualmente existem 730 municípios mineiros conveniados ao Programa de Ações de Combate às Carências Nutritivas.

Maria Beatriz comentou algumas dificuldades no combate à desnutrição em Minas, sendo que uma delas é a diversidade regional e econômica dos 853 municípios do Estado. Outro problema apresentado pela responsável pelo programa é que muitas prefeituras não trabalham a vigilância alimentar. "Existem prefeitos que nem mesmo querem os recursos do Ministério porque dizem que em suas cidades não há desnutridos", acrescentou Maria Beatriz.

A coordenadora do programa mostrou um histórico das ações de combate à desnutrição no País e disse que, apesar das dificuldades ainda existentes, passos importantes têm sido desenvolvidos nos últimos anos, como a campanha nacional contra a fome promovida pelo sociólogo Herbet de Souza, o "Betinho".

PRESENÇAS
Compareceram à reunião os deputados Edson Rezende (PSB), Carlos Pimenta (PSDB), Luiz Tadeu Leite (PMDB) e Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB).


Responsável pela informação: Anderson Pereira - ACS - 31-2907715