Reunião Conjunta discute revitalização de ferrovia
Foi realizada, nesta quarta-feira (29/03/2000), reunião conjunta das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Púb...
04/04/2000 - 23:49Reunião Conjunta discute revitalização de ferrovia
Foi realizada, nesta quarta-feira (29/03/2000), reunião conjunta das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Turismo, Indústria e Comércio, com o objetivo de discutir a revitalização do trecho ferroviário Varginha (MG) - Cruzeiro (SP). A reunião teve a presença dos convidados Murilo Badaró, vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); o subsecretário de Turismo do Estado, Antônio Henrique Borges Paula; e o gerente de planejamento da Ferrovia Centro Atlântico, Rodolfo Álvares Campos.Murilo Badaró informou que não existem projetos contemplados pelo BDMG relativos à recuperação da ferrovia Varginha/ Cruzeiro, embora tenha destacado que o banco está financiando vários projetos na área de turismo em Minas Gerais. Antônio Henrique Borges Paula destacou que, dentro do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), elaborado no início do governo Itamar Franco, vários trechos ferroviários do Estado estão sendo favorecidos, entre eles a ferrovia Varginha-Cruzeiro. Ele afirmou que o trecho São Lourenço- Soledade de Minas será inaugurado no dia 21 de maio e que as obras de recuperação do trecho Cruzeiro-São Lourenço estão quase concluídas.
Rodolfo Álvares Campos informou que a Ferrovia Centro Atlântica só opera no trecho entre Varginha e Três Corações, realizando transporte de carga. Ele afirmou que, no processo de privatização da Rede Ferroviária Federal, a empresa não arrendou a ferrovia Varginha-Cruzeiro, ficando responsável somente pelo trecho que utiliza.
DEPUTADO DEFENDE CRIAÇÃO DE SECRETARIA
Antes de dar a palavra aos convidados, o presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, deputado Álvaro Antônio (PDT), defendeu a criação da Secretaria de Transportes do Estado, desvinculada da pasta de Obras. Para o deputado, os assuntos são muito importantes para serem concentrados em uma mesma pasta. Ele defendeu também que a Secretaria de Transportes cuide não apenas do transporte rodoviário, mas também o ferroviário e o hidroviário. O deputado enfatizou que a revitalização da ferrovia é importante para o desenvolvimento dos municípios do sul de Minas, uma vez que impulsiona o turismo naquela região, principalmente no circuito das águas.
PRESENÇAS
Participaram da reunião os deputados Álvaro Antônio (PDT), que a presidiu, Wanderley Ávila (PPS), Márcio Cunha (PMDB) e Maria Olívia (PSDB).
Responsável pela informação: Alexandre Vaz - ACS - 31-2907715